Apresentação
Prezados colegas e amigos,
Nos dias 8 e 9 de março, irá realizar-se o IV Congresso de Estudantes de Terapia da Fala Fernando Pessoa. O congresso terá como tema “Comunicação: As peças do Puzzle” e será dirigido aos estudantes e profissionais de Terapia da Fala ou de outras áreas relacionadas.
Antecipa-se que vá ser uma excelente oportunidade para a partilha de conhecimentos e estabelecimento de contactos com colegas estudantes, e não só, de outras instituições de ensino.
O programa prevê a realização de três painéis temáticos com convidados especializados em diferentes áreas, três blocos de comunicações orais e dois workshops. Apela-se à participação de todos na submissão de resumos para apresentação em formato de póster ou comunicação oral.
Informamos que a participação pode ser em regime presencial ou à distância.
Contamos convosco neste IV Congresso de Estudantes de Terapia da Fala da Fernando Pessoa!
A Comissão Organizadora
Organização
Comissão Científica
- Prof. Doutora Daniela Vieira
- Prof. Doutora Fátima Maia
- Prof. Doutora Inês Cadório
- Prof. Doutor Pedro Melo Pestana
- Prof. Doutora Rita Alegria
- Mestre Vânia Peixoto
Comissão Organizadora
- Ana Isabel Pereira Ribeiro
- Andreia Filipa Rocha Sucena de Sousa
- Beatriz Inês Miranda Pereira
- Catarina Sousa Silva
- Daniela Lopes Miranda
- Diana Marafona Regada
- Flávia Daniela Leite Peixoto
- Lara Fernandes Caridade
- Mariana Bastos Santos
- Mariana Novais Saraiva
- Mariana Raposo Teixeira
- Taís Mendes Pinto
APRESENTAÇÕES ORAIS e POSTERS
NORMAS Submissão de Resumos
I PROCESSO FORMAL DE CANDIDATURA
- ENVIO
a) Os resumos deverão ser submetidos no link abaixo.b) Não serão aceites resumos por outros meios.
c) Os resumos deverão ser submetidos até ao dia 18 de fevereiro de 2024, até às 23h59.
- AVALIAÇÃO E REVISÃO
a) Os trabalhos serão avaliados por profissionais, membros da Comissão Científica do presente congresso
b) Durante a revisão não serão fornecidas informações acerca dos autores e suas instituições (e vice-versa).
c) Será feita Avaliação e Revisão, expressa em: (i) “Aceitação”, (ii) “Aceitação condicionada” ou (iii) “Rejeição, sem recurso”.
d) Os autores serão informados da decisão da Comissão Científica do Congresso até ao dia 17 de fevereiro de 2024.
e) Na eventualidade dos resumos necessitarem de reformulação, os autores terão 10 dias úteis a partir da data de receção para submeterem a nova versão do trabalho.
f) Os trabalhos aceites necessitam de inscrição do autor-apresentador até dia 25 de fevereiro de 2024, sendo automaticamente excluídos se tal não se verificar.
II NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS
O resumo será apresentado em texto livre, com a estrutura que será indicada abaixo.
- TÍTULO DO TRABALHO
Este deverá ser claro, informativo e representativo do conteúdo do trabalho. Não deverá ter iniciais ou siglas, nem exceder as 20 palavras.
- AUTORES
- O resumo deverá incluir o nome próprio e apelido de todos os autores, sem iniciais ou títulos académicos.
- O nome do autor-apresentador deverá constar em maiúsculas.
- AFILIAÇÕES (designação, cidade, país)
As instituições diretamente envolvidas no trabalho deverão ser referidas (instituições académicas, científicas, profissionais ou outras).
É importante salvaguardar que a inclusão e compromisso do nome das instituições é da inteira responsabilidade dos autores.
O endereço eletrónico disponibilizado deve ser estável e de consulta frequente (quer institucional quer pessoal) e não deverá inviabilizar a sua disponibilização pública. O endereço de correio eletrónico relacionado com a submissão do resumo deve corresponder ao email da inscrição do autor-apresentador, dado que o cruzamento entre “trabalho submetido” e “inscrição” é feito de forma automática, através do correio eletrónico.
- CONTACTO
O contacto telefónico deverá ser indicado pelos autores. O mesmo não será divulgado.
- CORPO ESTRUTURADO
a) O corpo estruturado do resumo deverá ter um limite máximo de 300 palavras.
b) A redação e a referenciação deve reger-se às normas da APA (https://apastyle.apa.org/). Podem ser incluídas tabelas e figuras, no caso de ser estritamente necessário. Não é recomendado o uso de siglas, mesmo que comuns no campo da Terapia da Fala. No fim do resumo, devem ser incluídas 3 a 5 palavras chave (palavras ou expressões).
c) O corpo do resumo deverá obedecer a uma estrutura típica, bem como, ser escrito em parágrafos sucessivos, não numerados e sem linhas de intervalo. Deste modo, deverá conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusões. Os trabalhos que não se adequem a esta tipologia terão que adotar uma estrutura que corresponda às necessidades – um “caso clínico”, por exemplo, pode obedecer à seguinte estrutura: (i) Introdução, (ii) Descrição do caso clínico e (iii) Conclusões.
Observações: Qualquer questão deverá ser colocada, via email para ivcongressonacionaldetf@gmail.com.
ENVIO DE RESUMO
Programa
08 de MARÇO
08:30-09:00 | Abertura do Secretariado
09:00-09:45 | Sessão de Abertura
09:45-10:45 | Painel “Comunicação, Linguagem e Deglutição na Criança”- Parte I
Programa It Takes Two to Talk® na Capacitação de Cuidadores
Joana Senra (APPC Porto) e Ana Filipa Santos
O papel do Terapeuta da Fala nas Fendas ao longo da vida dos doentes
Helena Vilarinho (Centro Hospitalar S.João- Porto)
Andragogia aplicada à Terapia da Fala
Pedro Brás da Silva
Moderadora: Fátima Maia (ESS-FP, FP-I3ID FP-BHS, RISE-UFP)
10:45-11:15 | Coffee Break e Visita aos Posters
11:15-12:15 | Painel “Comunicação, Linguagem e Deglutição na Criança” – Parte II
Deteção Precoce das Perturbações da Comunicação
Vânia Peixoto (ESS-FP, FP-I3ID FP-BHS)
Escala de Avaliação de Competências Comunicativas
Marisa Lousada (ESSUA, CINTESIS.UA@RISE)
Disfunção oral no Neonato e no Bebé
Joana Caçoeiro (Centro de
Moderadora: Fátima Maia (ESS-FP, FP-I3ID
12:15-14:00 | Almoço
14:00-15:00 | Painel “Comunicação, Linguagem e Deglutição no Adulto”- Parte I
Serviço de Tecnologias de Apoio para a Comunicação
Ana Luísa Martins (APPC)
Utilização do Coaching em Terapia da Fala
Mónica Valinho
Traqueostomia: comunicação e deglutição
Adelaide Dias
Moderadora: Daniela Vieira (ESS-FP, FP-I3ID FP-BHS, RISE-UFP)
15:00-16:00 | Painel “Comunicação, Linguagem e Deglutição no Adulto” – Parte II
Afasia Progressiva Primária: Particularidades da avaliação
Inês Cadório (ESS-FP, CINTESIS@RISE, FP-I3ID FP-BHS)
Desafios da intervenção na alimentação das pessoas idosas institucionalizadas
Inês Lopes (ESS do Politécnico de Leiria, ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology)
O papel do Terapeuta da Fala na comunicação do jornalista de TV
Isabel Guimarães (ESSA)
Moderadora: Daniela Vieira (ESS-FP, FP-I3ID FP-BHS, RISE-UFP)
16:00-16:15 | Momento Lúdico
16:30-18:00 | Workshop – (Já) Sou Terapeuta da Fala: E Agora?
APTF e SPTF
20:30 Jantar Convívio no City Wok II
09 de MARÇO
09:00-10:00 | Painel “Empreendedorismo na Terapia da Fala”
Internacionalização dos Terapeutas da Fala
Elsa Soares (SpeechCare)
O papel do Terapeuta da Fala em Projetos Europeus de Capacitação Social
André Araújo (ESS-P.Porto)
De Conversa em Conversa com o @dePortaAberta
Dina Alves (ESS/IPS) e Tânia Reis (Relicário dos Sons)
Moderador: Pedro Pestana (ESS-FP, FP-I3ID FP-BHS, RISE-UFP)
10:00-10:30 | Coffee Break e Visita aos Posters
10:30-11:30 | Comunicações Orais
11:30-12:00 | Entrega de Prémios
12:00-12:30 | Sessão de Encerramento
12:30-14:00 | Almoço
14:00-15:30 | Workshop – “Os recursos educativos digitais para o Português: consciência linguística e aprendizagem da leitura e escrita”
Jéssica Gomes
Neste workshop, pretende-se explorar tudo o que um recém-licenciado necessita de saber para iniciar e desenvolver a sua atividade profissional. O workshop terá por base um guia da autoria da APTF e SPTF, que ficará disponível em formato de e-book, de forma gratuita.
Com uma vertente de aplicabilidade prática, o workshop irá explorar tópico de extrema relevância como: de que forma se procede o registo na Entidade Reguladora da Saúde; como se solicita a cédula profissional; como se comunica o início de atividade à Segurança Social; em que consiste a carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica; quais as orientações mais recentes para a elaboração do curriculum vitae; que tipos de contrato existem na profissão; quais as responsabilidades legais (e.g., seguros obrigatórios e recomendados); possibilidades de mobilidade internacional; e desenvolvimento profissional, com particular destaque para a formação contínua.
Contamos convosco, com as vossas questões e com as vossas partilhas.”
A presença assídua das tecnologias digitais no quotidiano das crianças portugueses leva-nos a refletir sobre a importância e o impacto da realidade digital no desenvolvimento da linguagem. No âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º EB, procedeu-se à produção de recursos educativos lúdicos para a área curricular do Português. As atividades lúdicas desenvolvidas inspiraram-se em materiais didáticos produzidos no âmbito do Plano Nacional de Ensino do Português. Subjaz a este workshop a conceção e a produção de quatro recursos lúdicos que visam a desenvolver a consciência linguística com vista à promoção de conhecimentos na fase inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, a saber: O comboio dos sons e das letras(treino da consciência fonológica para a decifração); DIGIBIBLIO (promoção da compreensão da leitura); A Fábrica de Textos (promoção de competências de escrita); A Casa na Quinta: das palavras às frases (desenvolvimento do conhecimento morfológico, sintático, morfossintático e lexical, incluindo aspetos de semântica lexical). O presente workshop, tendo como base os referidos jogos, desdobra-se em dois objetivos: (i) divulgar os recursos educativos digitais desenvolvidos para a área curricular de Português no 1.º ciclo do EB e (ii) refletir sobre o impacto que os mesmos podem potenciar na intervenção clínica da criança, quer em contexto clínico, quer como resultado de um trabalho autónomo por parte da criança. Através da apresentação dos resultados (taxas de acerto e tempos de resolução de cada atividade) obtidos para uma amostra com desenvolvimento típico, explorar-se-á o potencial destes recursos digitais para a prática clínica. “
Valores e Inscrição
Antes de 25 de fevereiro
Participação no Congresso (sem Workshop)
Estudantes e alumni da ESS-FP: 15,00 €
Estudantes de outras Instituições: 20,00 €
Docentes de outras IES e profissionais de Terapia da Fala ou áreas afins: 30,00 €
DEPOIS de 25 de fevereiro
Participação no Congresso (sem Workshop)
Estudantes e alumni da ESS-FP: 20,00 €
Estudantes de outras Instituições: 25,00 €
Docentes de outras IES e profissionais de Terapia da Fala ou áreas afins: 40,00 €
Workshop
Limite de 40 pessoas em cada workshop
Valor fixo para qualquer participante, em qualquer fase de inscrição: 15,00 €
NOTA 1: O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária à ordem:
Nome: Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa-Pharma
Banco: Caixa Geral de Depósitos – CGD
Código balcão: 0091
NIB: 0035 00910001231233050
IBAN: PT50 0035 0091 0001231233050
SWIFT: CGDIPTPL
NOTA 2: Todos os participantes devem anexar o comprovativo de pagamento aquando da inscrição on-line.
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FICHA DE INSCRIÇÃO
Apoios e Patrocínios
APOIOS
PATROCÍNIOS