Serviços de Apoio

O profissionalismo, a disponibilidade e  proximidade dos colaboradores são a marca dos serviços que prestamos. Também os nossos professores, além de academicamente qualificados, são conhecidos por serem muito próximos dos estudantes e disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

Distinguimo-nos pelos serviços que prestamos, mas sobretudo pela forma como os prestamos. A humanização dos serviços é a nossa principal característica e é através dela que fazemos a diferença!

Serviços académicos

Gabinete de Ingresso

O Gabinete de Ingresso é um serviço presencial de apoio administrativo à Candidatura e 1ª matrícula na Universidade Fernando Pessoa e na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa. 

O Gabinete de Ingresso, consciente de que a escolha de um curso e, consequentemente, de uma universidade, é um passo decisivo que merece reflexão cuidada e criteriosa, disponibiliza informação sobre a instituição e a sua oferta formativa. Pretende, assim, ajudar todos aqueles que pretendam candidatar-se, contribuindo para uma tomada de decisão consciente e informada.

Contactos
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Telf. +351 22 507 13 00
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt 

Horário de atendimento
Seg., Ter., Qui. e Sex.:
10:00-12:00 e 15:00-17:00
Qua.: 10:00-12:00
Consulta da fila de espera:
 http://senha.ufp.pt

Secretarias

As Secretarias prestam serviço presencial de apoio administrativo aos alunos. 

Contactos
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Telf. +351 22 507 13 00
secretaria@fundacaofernandopessoa.pt

Horário de atendimento
Seg., Ter., Qui. e Sex.:
10:00-12:00 e 15:00-17:00
Qua: 10:00-12:00
Consulta da fila de espera: 
http://senha.ufp.pt

Agendamento
O serviço de agendamento está disponível para todos os alunos da UFP e ESS-FP, para o atendimento na Secretaria Geral.

Para realizar o agendamento, o aluno deve aceder à Secretaria Virtual (ligação) e escolher o formulário Agendamento. Depois de agendar basta comparecer na secretaria no dia/hora agendada.

Secretaria Virtual 

A Secretaria Virtual é um serviço online que pretende facilitar e agilizar o acesso dos alunos aos procedimentos administrativos.

A Secretaria Virtual disponibiliza aos alunos da UFP formulários e outros documentos de utilização interna e permite também o acesso a informação sobre histórico curricular, inscrições, requisição de declarações e outros serviços online.

secretaria virtual

Bolsas e apoios

O Gabinete de Ação Social Escolar (GASE) tem como principal objetivo permitir que todos os estudantes, independentemente das suas condições económicas, possam frequentar os cursos da UFP.

consulte mais informação sobre Bolsas e Apoios

Contactos
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto • Portugal
Telf. (+351) 22 507 13 00
gase@fundacaofernandopessoa.pt

Horário de atendimento
Seg. a Sex.: 10:00-12:00 • 15:00-17:00

Gestão de atendimento presencial
senha B

Estágios e saídas profissionais

“Ao encontro das necessidades do mercado de trabalho”

Todos os cursos de 1º ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da UFP integram períodos de Estágio, seja sob a forma de estágio curricular ou de prática clínica, ensino clínico ou outra.

O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) da UFP é um órgão que tem ao seu cargo a organização e a gestão de estágios dos cursos integrados nas Faculdades de Ciência e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais.

O GESP dedica-se também ao desenvolvimento de laços com instituições e empresas, estabelecendo a ponte entre a academia e o mercado profissional. Neste âmbito, apoia os alunos na inserção na vida ativa, através da disponibilização de informação sobre o mercado de trabalho, elaboração de curricula e prática de entrevistas.

As entidades interessadas em receber estagiários da Universidade Fernando Pessoa, deverão fazer os seus pedidos, por e-mail. A formalização dos estágios será feita pelo GESP, através de e-mail, com indicação do nome dos alunos e curso.

Contactos
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto • Portugal
Edifício Sede – 3º Piso
Tlf.: +351 225 071 300
gesp@fundacaofernandopessoa.pt

Horário de atendimento
Seg. a Sex.: 9:30-13:00 • 15:00-19:00

Bibliotecas

As Bibliotecas da Fundação Fernando Pessoa têm como missão permitir o acesso aos recursos de informação necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas coleções.

A busca pela excelência, a melhoria no atendimento, a atualização do acervo, o apoio aos nossos utilizadores e o aumento da visibilidade da nossa produção académica e científica constituem os principais objetivos deste Serviço.

Além da Biblioteca Fernando Pessoa e da Biblioteca Ricardo Reis, integram ainda outros espaços, nomeadamente gabinetes e salas de estudo em grupo.

visite o site das bibliotecas

Apoio informático

O departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da Fundação Fernando Pessoa tem como missão gerir eficazmente os sistemas de informação e as infra-estruturas de comunicação, promovendo a boa utilização dos recursos informáticos e a constante inovação das tecnologias disponibilizadas, assentes em serviços de suporte eficientes.

Os Sistemas de Informação e Comunicações prestam o serviço de suporte/helpdesk à comunidade académica:

Alunos e Docentes: configuração do acesso à rede wireless fornecido pela Universidade Fernando Pessoa.
Unidades: consultoria de software, hardware, serviços e sistemas. Instalação de PCs, ligação à rede e configuração do acesso aos serviços de informação e comunicação fornecidos pela UFP.

Contactos
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Edifício Sede – 3º Piso
Tlf.: +351 225 071 300
E-mail: helpdesk.sic@ufp.edu.pt
Site: http://sic.ufp.pt/

Horário de atendimento
Seg. a Sex.: 11:30-12:30 • 16:30-17:30

E-learning

1. CANVAS – Plataforma de e-learning
Canvas é um ambiente digital de ensino/aprendizagem e de colaboração académica que atende às necessidades dos professores e dos alunos em diversos modelos pedagógicos.

2. COLIBRI/ZOOM – Sala Virtual
Colibri/ZOOM é uma sala virtual que permite a realização de sessões síncronas e interativas tais como aulas, seminários, reuniões, orientações, trabalhos de grupo, estabelecendo-se assim um contacto direto entre professores e alunos.

3. EDUCAST – Aulas gravadas
Os alunos têm acesso a aulas gravadas pelos docentes expressamente para o apoio pedagógico à distância, com a duração média de 15 minutos. Essas gravações consistem num duplo ecrã com o vídeo do orador e apresentações (ppt, prezzi, etc) em simultâneo e são disponibilizadas no sistema de e-learning (Canvas).

 

Refeições e alojamento

Refeições

A ESS-FP disponibiliza um espaço onde os alunos podem fazer as suas refeições.

Poetry Bar
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP)
Rua Delfim Maia, 334
4200-253 Porto
Seg. a Sex.: 07:30-18:00

No entanto, os alunos podem usufruir de outros espaços de refeição que estão afetos à Universidade Fernando Pessoa.

Pessoa Bar
UFP – Sede
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Seg. a Sex.: 08:00-18:00

Cantina da Faculdade de Ciências da Saúde
Edifício da Faculdade de Ciências da Saúde
Rua Carlos da Maia, 296
4200-150 Porto
Seg. a Sex.: 07:30-18:00

* As ementas semanais dos bares e cantina são comunicadas pelos concessionários e podem ser consultadas aqui


NOTA:
De forma a dar resposta a todos aqueles que optem por trazer as suas refeições de casa, a a ESS-FP coloca à disposição dos alunos a seguinte Sala de Refeições:

Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP)
Rua Delfim Maia, 334
4200-253 Porto
Seg. a Sex.: 08:00-23:00

Alojamento

A Escola Superior de Saúde não tem residência de estudantes, mas tem uma lista de parceiros preferenciais para alojamento, algumas delas com um código promocional.

MILESTONE Porto AsprelaOs alunos da UFP não pagam taxas de reserva, bastando colocar o promocode UFP-MILESTONE-2021.

LIV STUDENT Pólo UniversitárioOs alunos da UFP têm 20% de desconto na taxa de reserva.
LIV STUDENT The Campus StreetOs alunos da UFP têm 50% de desconto na taxa de reserva.

 U.hub XIOR Campus AsprelaStudyou Porto Asprela

Livensa Living Porto CampusReceba 100€* ou 50€** se é um estudante da UFP.
*Reservas para um ano académico – min 285 dias, usar o código POR_UFP_AY
**Reservas para um semestre – min 151 dias, usar o código POR_UFP_SM






 

Provedor do estudante

O provedor do estudante tem por função, ainda que sem poder decisório, zelar pelo cumprimento das disposições regulamentares em vigor na universidade e diligenciar para que os implicados no processo de ensino/ aprendizagem cumpram com os seus deveres e usufruam dos seus direitos, de forma justa e ajustada ao sistemático desenvolvimento do rigor, qualidade e inovação do projeto educativo.

Conforme estipulado pelo artigo 17º dos Estatutos da UFP, ao provedor do estudante compete:
Analisar todas as áreas de conflito do seu âmbito de atuação;
• Procurar, em colaboração com os diretores das unidades orgânicas e demais órgãos e serviços competentes, os meios mais adequados para a tutela dos interesses legítimos dos estudantes;
• Promover a coerência das deliberações dos órgãos da universidade sobre os estudantes, para situações análogas;
• Assinalar eventuais ambiguidades que verificar em normas e regulamentos, emitindo sugestões para a sua interpretação, alteração ou revogação;
• Assessorar os diretores das unidades orgânicas no exercício delegado do poder disciplinar sobre os estudantes.

Contacto
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto – Gabinete 34
provedoriadoestudante@ufp.edu.pt

Horário de atendimento:
Quinta-feira.: 10:30 – 11:30