Sobre a Fundação Fernando Pessoa
Apresentação
A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FFP) tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de promoção da educação; do ensino; da cultura e da investigação científica; da formação profissional e corporativa; da saúde pública. São ainda finalidades da Fundação a educação para a saúde e a prestação de cuidados de saúde; a proteção ambiental e extensão comunitária. Tem como principais áreas de atuação: ciência; cuidados de saúde e médicos; educação.
A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa é a entidade instituidora:

Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
Após 18 anos integrada, como unidade de ensino politécnico, beneficiando da partilha de recursos materiais e humanos com a universidade, integração essa ratificada e consagrada pelos Estatutos da UFP de 2009, devidamente adaptados ao RJIES – Regime Jurídicos das Instituições do Ensino Superior (Lei nº 62/2007, de 10 de setembro) – e, como tal, registados pelo ministério da tutela, a avaliação institucional da universidade pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, em 2017-18, obrigou à autonomização daquela subunidade orgânica como estabelecimento de ensino superior politécnico próprio, ainda que com a mesma entidade instituidora, a Fundação Fernando Pessoa.

Universidade
Fernando Pessoa
A Universidade Fernando Pessoa (UFP), instituída pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FFP) e reconhecida de interesse público pelo Decreto-Lei nº 107/96, de 31 de Julho, é o resultado de um projeto inovador de ensino superior, iniciado nos anos de 1980, através do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, e do Instituto Erasmus de Ensino Superior, que lhe serviram de base estruturante e cuja antiguidade de graus e diplomas herdou, nos termos do Artigo 7º daquele decreto.

Hospital
Fernando Pessoa
O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE) foi desenvolvido a partir de um conceito inovador, como uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica.

Academia
Fernando Pessoa
A Academia da Fundação Fernando Pessoa (Academia FP) define a sua oferta formativa em articulação com as unidades orgânicas e/ou em parceria com instituições que lhe estejam academicamente afiliadas.
Relações internacionais
O Gabinete de Relações Internacionais (GRI) é responsável pela implementação das políticas de internacionalização da instituição.
É também o GRI que assegura a administração dos programas de intercâmbio e mobilidade, bem como a identificação de parceiros para atividades de cooperação internacional.
Qualidade
Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ)
A política da qualidade estabelecida pela UFP evidencia o comprometimento da instituição na implementação dos requisitos dum sistema de gestão da qualidade (SGQ) e de prestação de serviços pedagógicos e administrativos que satisfaçam os requisitos da NP EN ISO 9001:2015 e as “guidelines” da European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA).
Todos os processos estão englobados no SIGQ, o que significa o envolvimento de toda a comunidade pessoana nos objetivos da UFP, na melhoria contínua do sistema interno de garantia da qualidade e manutenção da sua eficácia, assumindo o compromisso de cumprimento dos requisitos aplicáveis.
A implementação dos mecanismos de garantia da qualidade é da responsabilidade do SIGQ, cuja coordenação estratégica compete ao Reitor, tendo subjacente a missão, a visão, os objetivos constante na Política da Qualidade. A coordenação funcional do SIGQ compete ao Gabinete da Qualidade e de Apoio à Avaliação e Acreditação dos Ciclos de Estudos (GACE).