Licenciaturas

O ingresso nos cursos de licenciatura da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa está sujeito a processo de candidatura online. Estão disponíveis diferentes regimes de candidatura.

Consulte a informação de acordo com a sua situação de ingresso:

Estudantes do ensino secundário português

  • Ser titular de um curso de ensino secundário Português ou equivalente legal;
  • Ter realizado no ano em curso (2024) ou nos 2 anos anteriores (2023 ou 2022) e com nota mínima de 95 pontos (numa escala de 0 a 200), a prova de ingresso ou o conjunto de provas exigidas para o curso ao qual se candidata;
  • Ter obtido, na nota de candidatura, a classificação mínima de 95 pontos.
  • A candidatura pelo Regime Geral é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota);
  • A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos;
  • É calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação da prova de ingresso exigida × 0,35.

Efetuar a Candidatura Online 

  • Documento de identificação da União Europeia / Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha de classificação dos exames nacionais do ensino secundário (Ficha ENES) do ano civil em que apresenta a candidatura;
  • Pagamento da taxa de candidatura. 

1ª FASE

Candidaturas (online): 04 de março a 17 de julho de 2024
Anúncio dos resultados: 22 de julho de 2024
Matrícula (online): 22 a 31 de julho de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 22 de julho a 17 de agosto de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

2ª FASE
(vagas sobrantes)

Candidaturas (online): 05 a 30 de agosto de 2024
Anúncio dos resultados: 06 de setembro de 2024
Matrícula (online): 06 a 08 de setembro de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 06 a 13 de setembro de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 15
  • Enfermagem: 45
  • Fisioterapia: 66
  • Terapia da Fala: 14

Documentos necessários:

* Aplicável aos candidatos de países cuja língua oficial não seja o português que sejam admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da FP no Hospital-Escola da FP ou em Unidades de Saúde externas (Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala).

Estudantes do ensino secundário da UE

  • Ser titular de um curso de ensino secundário de um país da União Europeia ou equivalente legal;

  • Ter realizado no ano em curso (2024 ou nos 2 anos anteriores (2023/2022) a prova de ingresso ou o conjunto de provas [portuguesas] exigidas para o curso ao qual se candidata OU exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam;

  • Ter obtido, na nota de candidatura, a classificação mínima de 95 pontos.


Importante:
De acordo com o artigo 20º do Decreto nº 296-A/98, os diplomados do ensino secundário estrangeiro podem solicitar a substituição das provas de ingresso exigidas para o curso a que se candidatam por exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes a essas provas de ingresso, desde que:
– Os exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro sejam exames nacionais ou exames locais reconhecidos a nível nacional no país onde são realizados;
– Sejam equivalentes às provas de ingresso portuguesas (embora com nomes diferentes, os exames têm o mesmo nível e objetivos e conteúdos semelhantes).
– O aluno tenha obtido nesses exames estrangeiro um mínimo de 95 pontos, numa escala de 0 a 200.

A candidatura pelo Regime Geral é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota).

  • A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos;
  • A nota de candidatura é calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação dos exames finais do ensino secundário estrangeiro* × 0,35.

* Correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam

Efetuar a Candidatura Online.

  • Documento de identificação da União Europeia / Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Documento comprovativo da equivalência do ensino secundário estrangeiro ao ensino secundário português: a obter em qualquer escola do ensino secundário em Portugal (ligação)*;
  • Documento comprovativo da validação dos exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam; a obter na Direção Geral de Ensino Superior (ligação);
  • Pagamento da taxa de candidatura.

1ª FASE

Candidaturas (online): 04 de março a 17 de julho de 2024
Anúncio dos resultados: 22 de julho de 2024
Matrícula (online): 22 a 31 de julho de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 22 de julho a 17 de agosto de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

2ª FASE
(vagas sobrantes)

Candidaturas (online): 05 a 30 de agosto de 2024
Anúncio dos resultados: 06 de setembro de 2024
Matrícula (online): 06 a 08 de setembro de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 06 a 13 de setembro de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 15
  • Enfermagem: 45
  • Fisioterapia: 66
  • Terapia da Fala: 14

 

Documentos necessários:

* Aplicável aos candidatos de países cuja língua oficial não seja o português que sejam admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da FP no Hospital-Escola da FP ou em Unidades de Saúde externas (Ciências Biomédicas e Laboratoriais, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala).

TITULARES DE CURSO SUPERIOR

Ter concluído um curso superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento) na FP ou noutro estabelecimento de ensino superior. Os candidatos abrangidos por este regime de ingresso podem candidatar-se a qualquer curso superior.

Critérios de seriação para titular de curso superior, para o 1.º ano, 1.º semestre, de um ciclo de estudos:
1. Ser proveniente de uma área afim;
2. Ter a melhor nota final do curso.

Efetuar a Candidatura Online ou presencialmente, no Gabinete de Ingresso.

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários a residir em Portugal: Visto de Estudante para Portugal ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal; Cidadãos Extracomunitários a residir no estrangeiro: Passaporte;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Candidato com diploma português;
    – Diploma de conclusão do curso superior (com indicação da classificação final);
  • Candidato com diploma estrangeiro
    – Diploma de conclusão do curso superior [com indicação da classificação final e da escala de classificações e respetiva nota mínima de aprovação]; (*) (**)
    – Declaração atestando que o curso é reconhecido como superior pela legislação do país em causa. (*) (**)

(*) No caso de estudos realizados em instituições de ensino extracomunitárias, o documento (seja original ou fotocópia) tem de ser autenticado com a Apostilha da Convenção de Haia no país da realização do curso. Caso esse país não tenha aderido à Convenção, tem de ser autenticados pelos serviços oficiais de educação desse país e pela respetiva autoridade diplomática portuguesa. Se admitidos, os candidatos terão de entregar a versão física dos certificados devidamente autenticados para validação da matrícula.
(**) Para estudos realizados em instituições de ensino estrangeiras: certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de uma tradução para Português, a qual deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostilha de Haia.
Observação: A candidatura apenas é validada após o pagamento da respetiva taxa

1ª FASE

Candidaturas (online): 04 de março a 30 de março de 2024
Anúncio dos resultados: 16 de abril de 2024
Matrícula (online): 16 a 26 de abril de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 26 de abril a 10 de maio 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

2ª FASE
(vagas sobrantes)

Candidaturas (online): 15 de maio a 10 de junho de 2024
Anúncio dos resultados: 12 de julho de 2024
Matrícula (online): 12 a 16 de julho de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 16 a 31 julho de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 0
  • Enfermagem: 1 
  • Fisioterapia: 0 
  • Terapia da Fala: 0

Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula online no prazo indicado no cronograma. A validação da matrícula é feita presencialmente no Gabinete de Ingresso, dentro do prazo previsto no cronograma, com a entrega dos seguimentos documentos:

  • Versão física dos certificados de estudos realizados em instituições de ensino extracomunitárias, devidamente autenticados, submetidos na candidatura online;
  • Formulário dos pré-requisitos do Grupo A, preenchido por um médico registado em Portugal;
  • Comprovativo de proficiência da língua portuguesa;
  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante para Portugal ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.
Observação: A matrícula apenas é validada após o pagamento da taxa de matrícula e da propina.
  • Análise de creditações (PDF);
  • Pagamento da taxa de pedido de análise de creditações 
    O processo de creditação só será considerado válido e registado, após a liquidação das respetivas taxas de registo de creditações, previstas nas Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na FP;

  • Pedido de creditação de formação realizada no sistema de ensino superior nacional ou estrangeiro e de cursos de especialização tecnológica:  Certidões ou certificados descritivos que comprovem as classificações obtidas, as datas de obtenção de aprovação, a escala de classificação utilizada (quando diferente da escala de classificação portuguesa) e os créditos respetivos (se aplicável);
    – Programas/Conteúdos programáticos, com indicação dos métodos de trabalho e de avaliação e das cargas horárias das unidades curriculares ou da formação realizada, carimbados pela instituição de ensino emissora;
    – Plano de estudos do ciclo de estudos ou da formação realizada;
    – No caso de formação realizada em instituições de ensino superior estrangeiras, documento comprovativo de que a instituição é reconhecida pelas autoridades competentes do Estado respetivo, como fazendo parte do seu sistema de ensino superior, nos termos estabelecidos pelo artigo I.1 da Convenção sobre o Reconhecimento das Qualificações Relativas ao Ensino Superior na Região Europa, aprovada, para ratificação, pela Resolução da Assembleia da República n.º 25/2000, de 30 de março.

  • Pedidos de creditação de outra formação, realizada fora do sistema de ensino superior, e de experiência profissional;


    Esta informação não dispensa a consulta das Normas regulamentares, que podem ser consultadas (aqui)

FREQUENTEI (MAS NÃO TERMINEI) UMA LICENCIATURA

  • Os candidatos à ESS-FP pelo regime de transferência/mudança de curso têm de cumprir cumulativamente com as seguintes condições:
  1. Ter estado matriculados/inscritos numa instituição de ensino superior, devidamente reconhecida pelo respetivo Estado, no ano letivo imediatamente anterior ou noutros anos letivos, sem interrupção ou com interrupção de frequência de um curso, que não hajam concluído;
  2. Ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso, com a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
  3. Os candidatos  titulares de diplomas de conclusão do ensino secundário estrangeiro legalmente equivalente ao ensino secundário português, devem comprovar, através do certificado narrativo de disciplinas  (“Relevé des notes” ou “Pagella Scolastica” ou “Transcript” ou “Histórico”) com as respetivas classificações, que foram aprovados na ou nas disciplinas correspondentes às provas específicas fixadas, em Portugal , para a candidatura ao ingresso no ciclo de estudos que pretendem  frequentar na ESS-FP;
  4. Estudantes que tenham ingressado no ensino superior, através do Concurso Especial para Maiores de 23 anos, terão de comprovar a realização de exames correspondentes aos exigidos pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do concurso especial dos Maiores de 23 (As provas realizadas noutros estabelecimentos de ensino carecem de um parecer favorável do júri das provas do curso respetivo na ESS-FP.);
  • Não é permitida a mudança de par instituição/curso de um curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para o 1º ciclo de estudos; 
  • O ingresso pelo regime de transferência/mudança de curso está sujeito  a um processo de seriação e de seleção e a limitações quantitativas, anualmente fixadas pelo órgão legalmente competente da ESS-FP;
2024/2025
  • Podem candidatar-se ao concurso de Mudança de Par Instituição/Curso, os candidatos que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

               a) Ter estado matriculado e inscrito num curso de licenciatura ou ciclo integrado de mestrado numa instituição de ensino superior, devidamente reconhecida pelo respetivo Estado, e não o tenha concluído;

               b) Ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata, e nesses tenha obtido uma classificação mínima de 95 pontos, no âmbito do regime geral de acesso

              c) Satisfazer os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido.

  • Para os estudantes que tenham ingressado no ensino superior através do concurso especial para Maiores de 23 anos, a condição estabelecida na alínea b) do número anterior pode ser substituída por provas homólogas realizadas na instituição de ensino superior de origem, no âmbito desse concurso especial. Esta substituição carece, todavia, de aprovação por parte do júri das provas do curso respetivo na ESSFP
  • Os estudantes admitidos poderão solicitar a análise de creditações de estudos prévios até 10 dias úteis após a realização da matrícula online.
  • O pedido de análise de creditações é feito enviando a documentação pelo correio ou entregando-a presencialmente no Gabinete de Ingresso e implica o pagamento de uma taxa administrativa.
  • Sendo atribuídas creditações, os estudantes só poderá ter os créditos registados, após a liquidação da taxa administrativa prevista nas Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na ESS-FP.

Ano Letivo 2024/25

1ª FASE

Candidaturas: 4 a 30 de março 2024
Afixação de resultados da candidatura: 16 de abril 2024
Reclamações: 16 e 17 de abril 2024
Matrículas Online: 16 a 26 de abril  2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: de 26 de abril a 10 de maio 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro 2024

2ª FASE (apenas para cursos com vagas sobrantes)

Candidaturas: 15 de maio a 10 de junho 2024
Afixação de resultados da candidatura: 12 de julho 2024
Reclamações:  12 a 14 de julho 2024
Matrículas Online: 12 a 16 de julho  2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 16 a 31 de julho 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro  2024

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 0
  • Enfermagem: 1 
  • Fisioterapia: 0 
  • Terapia da Fala: 0
  • Documento de identificação
  • Documento comprovativo de realização de matrícula numa licenciatura ou mestrado integrado(*);
  • Certidão de disciplinas da licenciatura ou mestrado integrado (*);
  • Certificado do ensino secundário: Declaração emitida pela universidade de origem 
(*) Disposições quanto aos certificados académicos:
Certificados de estabelecimentos de ensino nacionais e dos restantes países da União Europeia:
a) Os Serviços Académicos poderão exigir a apresentação dos originais dos certificados e da tradução dos mesmos (se aplicável), conforme descrito em baixo;
b) No caso de certificados de estabelecimentos de ensino estrangeiros de países EU:
i) A certidão de disciplinas tem que incluir a respetiva escala de notas quantitativa, com a indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
ii) Os certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de uma tradução para Português, a qual deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostilha de Haia. 
Certificados de estabelecimentos de ensino de países extracomunitários:
a) A certidão de disciplinas tem que incluir a respetiva escala de notas quantitativa, com a indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
b) Os certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de uma tradução para Português, a qual deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostilha de Haia.
c) Para efeitos de candidatura, aceitam-se cópias simples dos certificados. Para a matrícula, será necessário entregar os certificados com que se apresentaram a concurso, sejam cópias ou originais, autenticados com a Apostilha de Haia no país de emissão dos documentos. Caso o país não tenha aderido à Convenção, os documentos terão de ser legalizados pelos serviços oficiais de educação desse país e pela respetiva autoridade diplomática portuguesa.

Os estudantes admitidos realizam uma matrícula online

  • Análise de creditações (PDF);
  • Pagamento da taxa de pedido de análise de creditações 
    O processo de creditação só será considerado válido e registado, após a liquidação das respetivas taxas de registo de creditações, previstas nas Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na FP;

  • Pedido de creditação de formação realizada no sistema de ensino superior nacional ou estrangeiro e de cursos de especialização tecnológica:  Certidões ou certificados descritivos que comprovem as classificações obtidas, as datas de obtenção de aprovação, a escala de classificação utilizada (quando diferente da escala de classificação portuguesa) e os créditos respetivos (se aplicável);
    – Programas/Conteúdos programáticos, com indicação dos métodos de trabalho e de avaliação e das cargas horárias das unidades curriculares ou da formação realizada, carimbados pela instituição de ensino emissora;
    – Plano de estudos do ciclo de estudos ou da formação realizada;
    – No caso de formação realizada em instituições de ensino superior estrangeiras, documento comprovativo de que a instituição é reconhecida pelas autoridades competentes do Estado respetivo, como fazendo parte do seu sistema de ensino superior, nos termos estabelecidos pelo artigo I.1 da Convenção sobre o Reconhecimento das Qualificações Relativas ao Ensino Superior na Região Europa, aprovada, para ratificação, pela Resolução da Assembleia da República n.º 25/2000, de 30 de março.

  • Pedidos de creditação de outra formação, realizada fora do sistema de ensino superior, e de experiência profissional;

    Esta informação não dispensa a consulta das Normas regulamentares, que podem ser consultadas (aqui)

Estudantes do ensino secundário português

  • Terem concluído um Curso de Técnico Superior Profissional;
  • Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso (PDF) exigidas para o curso ao qual se candidatam no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
  • Ter, nesses exames nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).
  • Ser proveniente de uma área afim.

Efetuar a Candidatura Online ou presencialmente, no Gabinete de Ingresso.

  • Documento de identificação;

  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);

  • No caso de Candidato com diploma português:

  • Diploma do CTeSP [com indicação da classificação final]
  • Ficha ENES ou certidão do ensino secundário com resultados dos exames nacionais correspondentes às provas de ingresso [só para cursos de ensino universitário]

    No caso de Candidato com diploma estrangeiro:
  • Diploma do CTeSP [com indicação da classificação final] (*);
  • Declaração atestando que o CTeSP é conferente do nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações (*) (**);
  • Certidão de disciplinas do ensino secundário estrangeiro, com indicação da escala de classificações e da nota mínima de aprovação (*) (**)

(*) No caso de estudos realizados em instituições de ensino extracomunitárias, o documento (seja original ou fotocópia) tem de ser autenticado com a 
Apostilha da Convenção de Haia no país da realização do curso. Caso esse país não tenha aderido à Convenção, tem de ser autenticados pelos serviços oficiais de educação desse país e pela respetiva autoridade diplomática portuguesa. Se admitidos, os candidatos terão de entregar a versão física dos certificados devidamente autenticados para validação da matrícula.
(**) Para estudos realizados em instituições de ensino estrangeiras: certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de uma tradução para Português, a qual deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostilha de Haia.

Observação: A candidatura apenas é validada após o pagamento da respetiva taxa

Ano Letivo 2024/25

1ª FASE

Candidaturas: 4 a 30 de março 2024
Afixação de resultados da candidatura: 16 de abril 2024
Reclamações: 16 e 17 de abril 2024
Matrículas Online: 16 a 26 de abril  2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: de 26 de abril a 10 de maio 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro 2024

2ª FASE (apenas para cursos com vagas sobrantes)

Candidaturas: 15 de maio a 10 de junho 2024
Afixação de resultados da candidatura: 12 de julho 2024
Reclamações:  12 a 14 de julho 2024
Matrículas Online: 12 a 16 de julho  2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 16 a 31 de julho 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro  2024

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 4
  • Enfermagem:7
  • Fisioterapia: 2
  • Terapia da Fala: 5

Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula online

  • Versão física dos certificados de estudos realizados em instituições de ensino extracomunitárias, devidamente autenticados, submetidos na candidatura online;
  • Formulário dos pré-requisitos do Grupo A; 
  • Comprovativo de proficiência da língua portuguesa;
  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante para Portugal ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.

Maiores de 23

O Concurso Especial para Maiores de 23 Anos designa as provas especialmente adequadas e destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior de Candidatos Maiores de 23 anos.

O processo de candidatura pelo concurso para Maiores de 23 passa por duas etapas:

1ª fase
Inscrição nas provas para Maiores de 23, que englobam:
a) Entrevista para apreciação das motivações e da adequabilidade de candidatura;
b) Apreciação, com classificação de curriculum vitae;
c) Duas provas escritas: uma de competências gerais de interpretação e de escrita e uma de competências específicas para a área de formação do curso em candidatura.

2ª fase
Submissão da candidatura às vagas disponíveis por curso, através dos concursos especiais, para os candidatos aprovados na 1ª fase, com uma classificação mínima de 10 valores. 

Podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que ao mesmo tempo:

  • Tenham mais de 23 anos de idade (completados até 31 de dezembro do ano que antecede o concurso);
  • Não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior.

1. Cálculo para efeitos de atribuição da classificação final:

  • Provas escritas, com valoração equitativa: 45%;
  • Apreciação do currículo: 40%;
  • Apreciação da entrevista, 15%.


2. Critérios de seriação:

  • São seriados os candidatos com nota final igual ou superior a 10 valores;
  • A seriação é feita por ordem decrescente da nota final, sendo a colocação dos candidatos feita até ao preenchimento das vagas disponíveis.

A candidatura é submetida online na plataforma inforestudante.ufp.pt., com os seguintes documentos: 

  • Documento de Identificação da União Europeia ou Título de Residência emitido pelo SEF;
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte (não aplicável se o documento de identificação for o Cartão de Cidadão);
  • Documento comprovativo do estatuto de familiar de portugueses ou de nacionais de um Estado membro de UE (se aplicável);
  • Exposição por escrito ao Júri das Provas sobre as motivações de candidatura (modelo livre);
  • Curriculum Vitae pormenorizado, de acordo com o Modelo Europass (ligação);
  • Documentos comprovativos das atividades mencionadas no Curriculum Vitae;
  • Certificado de Habilitações;
  • Declaração, sob compromisso de honra, que não é titular de habilitações de acesso ao ensino superior
Notas:
Os selos brancos ou carimbos das entidades emissoras dos certificados e documentos devem estar claramente visíveis na candidatura online.
Certificados e documentos de instituições estrangeiras:
• A certidão de disciplinas tem que incluir a respetiva escala de notas quantitativa, com a indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
• Documentos académicos devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.
Certificados académicos e documentos de:
• Instituições nacionais e da União Europeia: se admitidos, os serviços poderão solicitar a apresentação dos originais dos documentos aos candidatos;
• Instituições extracomunitárias: se admitidos, os candidatos terão de entregar fotocópias autenticadas com a Apostilha da Convenção de Haia no país da realização do curso. Caso o país não tenha aderido à Convenção, os documentos têm que estar autenticados pelos serviços oficiais de educação desse país e respetiva autoridade diplomática portuguesa.

1ª FASE

Candidaturas: 4 a 10 de março 2024
Sessões de preparação para as provas:  18 de março a 5 de abril 2024 (Online, de segunda a sexta-feira, entre as 18h00 e as 23h00)
Entrevistas: 08 e 12 de abril 2024  (de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00)
Provas internas: 11 e 12 de abril 2024 (entre as 18h00 e as 23h00)
Comunicação dos resultados da candidatura: 30 de abril 2024
Reclamações dos resultados: 30 de abril 1 de maio 2024
Matrículas: 30 de abril a 7 de maio 2024
Entrega de documentos:  13 a 31 de maio 2024
Início do ano letivo:  16 de setembro 2024

 

2ª FASE
condicionada às vagas sobrantes da 1ª fase.

Candidaturas: 14 a 24 de maio 2024
Sessões de preparação para as provas:  3 a 22 de junho 2024 (Online, de segunda a sexta-feira, entre as 18h00 e as 23h00)
Entrevistas: 25 a 28 de junho 2024  (de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00)
Provas internas: 27 e 28 de junho 2024 (entre as 18h00 e as 23h00)
Comunicação dos resultados da candidatura: 18 de julho 2024
Reclamações dos resultados: 18 a 20 de julho 2024
Matrículas: 18 a 26 de julho 2024
Entrega de documentos:  até 17 de agosto 2024
Início do ano letivo:  16 de setembro 2024

1ª FASE

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 1
  • Enfermagem: 5
  • Fisioterapia: 2
  • Terapia da Fala: 1


2ª FASE

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais: 1
  • Enfermagem: 5
  • Fisioterapia: 1
  • Terapia da Fala: 1

Os candidatos têm de realizar 2 (duas) provas, de acordo com o curso ao qual se pretendem candidatar:
Candidatos nacionais ou estrangeiros, cuja língua materna seja o Português:
– Prova de Português (PT);
– Prova específica de Biologia (PT).
Candidatos estrangeiros, cuja língua materna não seja o Português:
– Prova de Inglês (EN);
– Prova específica de Biologia (ENG).

Provas de Ingresso: 
• Ciências Biomédicas Laboratoriais
Enfermagem;
Fisioterapia;
Terapia da Fala.

Preparação para as provas:
A ESS-FP apoia os candidatos na sua preparação, tomando em consideração os conteúdos específicos das provas realizadas:

Programas resumo com os objetivos, os conteúdos da prova e a bibliografia de referência;
Sessões de preparação de curta duração, com aulas a partir das 17h00, destinados a preparar os candidatos para as provas de acesso e ingresso e, simultaneamente, para a compreensão de temáticas essenciais à frequência universitária.

Nota: Os cursos de preparação têm um custo adicional ao da taxa de candidatura e requerem inscrição prévia.

• Material de apoio para as provas:

• Material de apoio (PT/EN) para a prova de Português ou de Inglês;

• Prova de Biologia: (Matéria dos Manuais do 10º e 11º ano).

  • Taxa de inscrição nas provas para Maiores de 23: 50,00 €;
  • Sessões de preparação para as Provas: 100,00 € p/sessão;
  • Taxa de candidatura: 150,00 €;
  • Propinas: consulte o preçário aqui
     

Mestrados

​​​​O ingresso nos cursos de 2º ciclo (mestrado) da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa está sujeito a processo de candidatura online

Consulte a informação detalhada sobre as Condições de Candidatura a mestrados:

A admissão dos segundos ciclos de estudos (mestrados) está sujeita às condições específicas, aos critérios de seleção e seriação e ao número limite de vagas autorizadas:

Condições específicas:

  • Análises Laboratoriais Especializadas
    • Ser detentor de uma formação académica (Licenciatura ou equivalente legal), de acordo com a legislação em vigor, na área das Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Saúde Ambiental ou em área científica afim;
    • Alternativamente, ser detentor de um currículo escolar, científico e/ou profissional, que seja reconhecido como relevante na área, e que ateste capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico da ESS-FP.
  • Fisioterapia
    • Ser detentor de uma formação académica (licenciatura ou equivalente legal), de acordo com a legislação em vigor, na área da fisioterapia;
    • Alternativamente, ser detentor de um currículo escolar, científico e/ou profissional, que seja reconhecido como relevante na área da fisioterapia ou áreas afins, e que ateste capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico da ESS-FP.


Critérios de seleção:
Os critérios de seleção e seriação respeitam o consignado no ponto 2 do artigo 3.º, previsto no regulamento nº 557/2018, de 17 de agosto.
a) Afinidade da área científica da licenciatura, ou equivalente legal, à área científica do 2.º CE a que se candidata;
b) Classificação final da licenciatura, ou equivalente legal;
c) Currículo académico, científico e profissional.

Observação: Nos casos em que o candidato não seja titular do grau de licenciado, o disposto na alínea b) corresponderá à média, arredondada às unidades, de todas as unidades curriculares concluídas e que constam da certidão que acompanha a candidatura.

1ª FASE

Candidaturas (online): 17 de junho a 11 de julho de 2024
Disponibilização das listas de seriação: 26 de julho de 2024
Reclamações: 26 a 28 julho de 2024
Matrícula (online): 29 de julho a 6 de agosto de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: até 13 de setembro de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

2ª FASE
(vagas sobrantes)

Candidaturas (online): 9 a 21 de agosto de 2024
Disponibilização das listas de seriação: 11 de setembro de 2024
Reclamações: 11 e 12 de setembro de 2024
Matrícula (online): 13 e 14 de setembro de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: até 21 de setembro de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

  • Análises Laboratoriais Especializadas: 12 vagas
  • Fisioterapia: 30 vagas

As candidaturas são submetidas exclusivamente online

1. Documentação
a) Certidão de disciplinas ou Suplemento ao Diploma;
b) Certidão de conclusão de licenciatura ou Diploma, com a nota final do curso (*);
c) Curriculum Vitae em Modelo Europass;
d) Elementos comprovativos das atividades mencionadas no CV, relevantes para o ciclo de estudos a que é apresentada a candidatura;
e) Carta de motivação (modelo livre);
f) Documento de identificação fiscal (para a emissão de recibos);
g) Documento de identificação (**).

(*) No caso de habilitações estrangeiras:
i. Os candidatos têm de submeter uma declaração oficial, emitida pela Instituição de Ensino Superior que confere o grau académico, na qual esteja indicada a classificação final do mesmo (caso não conste em qualquer um dos documentos acima indicados) e a respetiva escala de classificação quantitativa utilizada (exemplo: de 0 a 100; nota mínima para aprovação: 50 valores). Caso esta declaração não seja apresentada, será considerada a classificação mínima de aprovação na escala portuguesa (10 valores). O mesmo se aplica a outros quaisquer certificados de habilitações ou diplomas submetidos na candidatura;
ii. Os diplomas/certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de uma tradução para Português, a qual deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostilha de Haia.
iii. Certificados de estabelecimentos de ensino de países extracomunitários:Para efeitos de candidatura, aceitam-se cópias simples dos certificados. Para a matrícula, será necessário entregar os certificados com que se apresentaram a concurso, sejam cópias ou originais, autenticados com a Apostilha de Haiano país de emissão dos documentos. Caso o país não tenha aderido à Convenção, os documentos terão de ser legalizados pelos serviços oficiais de educação desse país e pela respetiva autoridade diplomática portuguesa.
(**) Documento de identificação:
i. Cidadãos da União Europeia: Cartão de Cidadão/Cartão de Identidade ou Passaporte;
ii. Cidadãos Extracomunitários: a residir em Portugal: Título de residência em Portugal emitido pelo SEF ou Visto de Estudante para Portugal; a residir no estrangeiro: Passaporte.
 

Efetuar a matrícula Online.

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)

O que é o CTeSP?

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico (Escola Superior de Saúde), com uma duração de 2 anos letivos, correspondentes a 120 ECTS.

O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.


Quem pode candidatar-se a um CTeSP?

– Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (com ou sem exames nacionais);
– Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos candidatos com mais de 23 anos;
– Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.


Nota: – Os candidatos aos cursos técnicos superiores profissionais devem ser titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, que inclua as áreas de conhecimento relevantes para o CTeSP; – Caso o candidato não disponha, na formação precedente, destas áreas relevantes, fica sujeito à realização de prova(s) organizada(s) pela ESS-FP, em função da área de estudos em que o CTeSP se integra.

A candidatura pode fazer-se online, em https://inforestudante.ufp.pt/.

Documentos necessários:
– Documento de identificação da União Europeia / Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
– Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
– Certidão de habilitações do ensino secundário ou legalmente equivalente com referência da classificação final e das respetivas disciplinas;
– Boletim de Candidatura;
– Pagamento da taxa de candidatura.

Os candidatos colocados terão que efetuar, posteriormente, a sua matrícula online no https://inforestudante.ufp.pt/

Documentos necessários:
Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
Fotografia (3 x 4 cm);
Boletim de Matrícula (PDF);
Pagamento da matrícula e da propina.

– A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro: originais ou fotocópias têm que estar autenticados/as pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha da Convenção de Haia. A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular.

Morada para envio de documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

1ª FASE

Candidaturas (online): 04 de março a 17 de julho de 2024
Anúncio dos resultados: 22 de julho de 2024
Matrícula (online): 22 a 31 de julho de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 22 de julho a 17 de agosto de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

2ª FASE
(vagas sobrantes)

Candidaturas (online): 05 a 30 de agosto de 2024
Anúncio dos resultados: 06 de setembro de 2024
Matrícula (online): 06 a 08 de setembro de 2024
Entrega da documentação para validação da matrícula: 06 a 13 de setembro de 2024
Início do ano letivo: 16 de setembro de 2024

1ª Fase:
– Análises Laboratoriais: 17 vagas
– Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais: 21 vagas
– Auxílio de Serviços de Saúde: 18 vagas
– Gerontologia e Intervenção Comunitária: 65 vagas
– Gestão Administrativa em Contexto Clínico: 20 vagas