A Ilha Terceira, nos Açores, é palco de uma iniciativa pioneira para combater o cancro gástrico, uma das principais causas de mortalidade por cancro em Portugal.
O Programa de Rastreio Oportunista de Helicobacter pylori, premiado a nível nacional, conta com apoio da Fundação Fernando Pessoa. Este é um projeto que visa identificar precocemente a bactéria Helicobacter pylori (Hp), factor de risco associado ao desenvolvimento do cancro gástrico.
O projeto que reúne um consórcio de instituições, incluindo o Centro de Oncologia dos Açores (COA), o IPO-Porto, o IPO-Coimbra, o IPATIMUP, o centro Hospitalar Lisboa Ocidental EPE e várias farmácias locais, na ilha Terceira, foi vencedor, este ano, do 1º prémio concurso National Cancer Hub-PT (NHC-PT), referente a financiamento de projetos de investigação clínica e Inovação Biomédica (IC&IC) na área do cancro.
A investigadora Ana Sousa, da Escola Superior de Saúde da Fernando Pessoa, lidera o Grupo de Prevenção do National Cancer Hub PT, que promove o rastreio na ilha. Através da colaboração com farmácias, o projeto utiliza uma abordagem de proximidade para alcançar os utentes, reforçando a literacia em saúde e destacando a importância da prevenção.