Sobre o CTeSP
O que é um CTeSP?
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, com uma duração de 2 anos letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
Porquê frequentar um CTeSP?
• a sua conclusão permite o prosseguimento de estudos para licenciatura, com dispensa da realização de exames nacionais de ingresso no ensino superior e com possibilidade de creditações;
• constitui uma oferta formativa de natureza profissional com estágio integrado;
• confere Diploma de Técnico Superior Profissional, com nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Sobre o curso
Registo na DGES: R/Cr 32/2020,
de 31 de março de 2020
Despacho n.º 4851/2020, DR 2.ª série,
n.º 79, de 22 de abril
Duração: 2 anos letivos • 120 ECTS
Coordenação: Mestre Vânia Peixoto
coordenacao.ctesp.acane@ufp.
Responsável – Componente de formação
em contexto de trabalho: Mestre Vânia Peixoto
Prosseguimento de estudos
A conclusão do CTESP permite o prosseguimento de estudos para licenciatura:
• Ciências Biomédicas Laboratoriais
• Enfermagem
• Fisioterapia
• Terapia da Fala
Apresentação
O profissional de “Apoio a crianças e adolescentes com necessidades especiais” trabalhará em equipa com terapeutas, psicólogos, médicos, entre outros. Poderá implementar estratégias e providenciar experiências à criança/jovem com necessidades especiais, para aumentar não só a intensidade de intervenção e a participação nas atividades do quotidiano, mas também a qualidade de vida da criança/jovem e sua família. A sua ação decorre nos diferentes contextos de vida da criança/jovem, nomeadamente, casa, escola e outros contextos naturais, de acordo com as rotinas de cada família.
Trata-se, então, de um curso indicado para quem quer trabalhar na área da saúde, e que revela características como criatividade, flexibilidade, empatia e prazer em trabalhar em equipa.
Perfil Profissional
O CTeSP em Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais visa planear e implementar atividades promotoras do desenvolvimento, da saúde e do bem -estar de crianças e adolescentes com necessidades especiais (NE), em colaboração com a família e equipa multidisciplinar, nos seus diferentes contextos de vida.
Atividades Principais
• Integrar uma equipa multidisciplinar de apoio a crianças e adolescentes com NE, colaborando na planificação e implementação de programas de intervenção individualizados;
• Implementar técnicas e estratégias para promoção da saúde, bem -estar e desenvolvimento de crianças e ou adolescentes com necessidades especiais, após partilha de competências com equipa técnica multidisciplinar;
• Implementar atividades, técnicas, procedimentos e metodologias que visam o aumento da participação e funcionalidade da criança e ou adolescente com NE, garantindo a utilização eficiente dos recursos a que a família tem acesso;
• Aplicar os saberes de natureza científica, técnica e prática capacitadores de uma ação profissional integrada e participada;
• Adotar estratégias que se adequem às singularidades dos diferentes contextos de atuação, nomeadamente, contexto domiciliário, contexto clínico e contexto escolar;
• Prestar apoio bio -psico -social à criança e ou adolescente com necessidades especiais;
• Implementar medidas de prevenção e promoção da saúde, bem -estar e desenvolvimento de crianças e ou adolescentes com necessidades especiais, após planeamento em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar;
• Programar e implementar a aplicação de técnicas e de metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção;
• Acompanhar crianças e ou adolescentes com NE em diversos contextos de vida, valorizando os seus interesses e atividades significativas;
• Registar e organizar dados que caracterizem situações observadas nos diferentes contextos do quotidiano, permitindo a partilha com a equipa alargada e a monitorização do processo;
• Prestar apoio às famílias de crianças e ou adolescentes com necessidades especiais, mediante orientação da equipa técnica multidisciplinar, promovendo a melhoria da qualidade de vida da família;
• Facilitar a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos na intervenção da criança e ou adolescente com necessidades especiais, nomeadamente, família, escola, equipa técnica multidisciplinar, entre outros.
Plano de estudos
CTESP em Apoio a Crianças e Adolescentes
com Necessidades Especiais
Duração: 4 semestres – 120 ECTS
Plano de Estudos conforme
Despacho n.º 5195/2024,
DR 2.ª série, n.º 91,
de 10 de maio
Plano de estudos atual
1º ano (Semestral)
Unidades curriculares | ECTS |
Educação e Gestos Básicos em Saúde | 3 |
Psicologia Geral e do Desenvolvimento | 5 |
Diferentes Formas de Comunicar | 5 |
Ética e Deontologia Profissional | 3 |
Estruturas e Funções do Corpo Humano | 6 |
Fundamentos de Patologia | 5 |
Farmacologia e Terapêutica Geral | 3 |
Inglês | 3 |
Alimentação e Nutrição | 4 |
Higiene e Segurança em Instituições de Saúde | 4 |
Saúde Pública, Profilaxia e Epidemiologia | 4 |
Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais | 4 |
Educação Inclusiva | 7 |
Intervenção Precoce | 4 |
2º ano (Semestral)
Unidades curriculares | ECTS |
Crianças e Adolescentes em Risco | 3 |
Linguagem e Literacia: desenvolvimento e perturbações | 8 |
Desenvolvimento Psicomotor e suas Perturbações | 5 |
Alterações do Desenvolvimento e Intervenção em Saúde | 6 |
Atividades Adaptadas para Crianças com Necessidades Especiais | 8 |
Estágio | 30 |
Plano de estudos anterior - 2º ano em vigor
2º ano (Semestral)
Unidades curriculares | ECTS |
Bioética | 3 |
Cuidados de Saúde em Pessoas com Necessidades Especiais | 3 |
Educação e Gestos Básicos em Saúde | 3 |
Alimentação e Nutrição | 4 |
Alterações do Desenvolvimento e Necessidades Especiais em Crianças e Adolescentes | 3 |
Atividades Adaptadas para Crianças com NE | 6 |
Intervenção Precoce | 4 |
Promoção da Literacia em Crianças e Adolescentes com NE | 4 |
Estágio | 30 |
Candidaturas
Quem pode candidatar-se a CTeSP
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (com ou sem exames nacionais);
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas para avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos candidatos com mais de 23 anos;
- Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Vagas: 24
Datas de candidatura:
1ª fase: 4 de março a 17 julho de 2024
2ª fase: 5 a 30 de agosto de 2024
Candidatura:
A candidatura realiza-se online. Em alternativa, com marcação, pode fazer-se presencialmente, no Gabinete de Ingresso.
Mais informações em: ingresso@fundacaofernandopessoa.pt
Taxas escolares 2023/24
____ | |||||
---|---|---|---|---|---|
CURSO / (CTESP) | CANDIDATURA | INSCRIÇÃO ANUAL (MATRÍCULA) Inclui seguro de estudante, acesso gratuito à Internet e ao sistema Intranet da UFP | PRESTAÇÃO ÚNICA Anuidade paga no ato da matrícula | PAGAMENTO EM 10 PRESTAÇÕES 1.ª Prestação paga no ato da matrícula. As restantes 9 prestações pagas até ao dia 10 dos meses seguintes (out. a jun.) |
|
Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais 1º Ano | 70 € | 230 € | 1950 € | 10 x 245 = 2450 € | |
Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais 2º Ano | ––– | 230 € | 1900 € | 10 x 240 = 2400 € | |
Outras informações
Entidades Parceiras para a Formação
em Contexto de Trabalho
- Alcançar i – Terapias para o Desenvolvimento Pessoal, Lda;
- Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – Porto;
- Casa Ronald MacDonald Porto
- Escola Superior de Saúde da Universidade Fernando Pessoa – clínicas pedagógicas;
- Futuro com Carisma, Lda;
- Hospital-Escola Universidade Fernando Pessoa.
Bolsas e apoios
O Gabinete de Ação Social Escolar (GASE) tem como principal objetivo permitir que todos os estudantes, independentemente das suas condições económicas, possam frequentar os cursos da UFP. Consulte informação sobre bolsas (ligação).