Alunos de Fisioterapia em sessões dedicadas à Ergonomia

Nos dias 2 de março e 6 de abril de 2022 os alunos do 2º ano do 1º ciclo de estudos em Fisioterapia da ESS-FP realizaram sessões dedicadas aos temas de Ergonomia e avaliação dos postos de trabalho no complexo industrial Tecnogravura – Gravuras Metálicas, S.A.

Esta atividade, enquadrada no projeto “Intervenção do Fisioterapeuta no contexto da Saúde Ocupacional” da unidade curricular Ensino Clínico II, possibilitou aos alunos desenvolver competências na área de promoção da saúde laboral. Numa primeira abordagem, foi dado ênfase à movimentação manual de cargas adaptada a atividades da vida diária e realizados exercícios de relaxamento na posição de pé com o objetivo de diminuir os efeitos da posição de sentada mantida durante longos períodos.

Esta iniciativa permitiu um maior contato com os trabalhadores das áreas operacionais, que estão em risco de desenvolver lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT). Como tal, também a eles deve ser dada atenção e estímulo para gerirem de forma autónoma as suas principais queixas e sintomas que possam desenvolver ao longo da sua jornada laboral.

 

Partilhar