14 ABRIL | 18H00 | ONLINE
» Link para o webinar: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91887192618
A Licenciatura de Terapêutica da Fala da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa promove no próximo dia 14 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, um webinar em torno do tema A intervenção vocal além-fronteiras
O encontro decorrerá na plataforma Zoom, às 18h00, e será transmitido na página de Facebook da ESS-FP.
A prática profissional em voz depende, entre muitos, de fatores culturais da sociedade e do treino clínico do profissional. A intervenção em voz pode até parecer um mundo restrito – a verdade é que podemos vê-la desde o ponto de vista clínico até ao aperfeiçoamento, transmitindo um âmbito de prática bastante abrangente.
Durante este webinar estarão à conversa Terapeutas da Fala nacionais e internacionais com estudantes de graduação da ESS-FP. Alia-se, assim, o conhecimento vasto e diversificado de profissionais à avidez de conhecimento e pré-conceitos dos estudantes.
Inscrição gratuita mas obrigatória.
Emissão de certificado aos participantes.
PARTICIPANTES
Moderadores: Pedro Pestana (Portugal), Rita Alegria (Portugal)
Estudantes: Celso Melo Júnior, 2º ano da licenciatura em Terapêutica da Fala da ESS-FP e membro da Comissão de Estudantes da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala; Daniela Peixoto, Mariana Saraiva e Lara Caridade, estudantes do 3º ano da licenciatura em Terapêutica da Fala da ESS-FP
CONVIDADOS
» Inês Moura
É Coach Vocal, treina a voz de líderes, executivos e outros profissionais que necessitam da voz enquanto ferramenta de sucesso profissional. Natural do Porto, reside atualmente em Bruxelas, onde trabalha de forma independente em Português e Inglês para clientes individuais e empresariais em diversos países. Lançou o livro “O Poder Secreto da Voz” em 2018 e o podcast “Your Voice Matters” em 2020. É licenciada em Terapia da Fala pela ESS-IPPorto, tem um Master Internacional em Vocal Coaching pela Universitat Autònoma de Barcelona, é Coach Certificada pela ICC e Practitioner em Microexpressões com Linguagem Corporal e em Programação Neurolinguística. Acredita que a área do Coaching de Comunicação e Voz para clientes sem patologia vocal é uma área onde o Terapeuta da Fala é, não só importante, como necessário.
» Celia Santini
É graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestre pela mesma universidade (1987) com o tema “The pathway of the fear of writing” e doutora em Comunication Processes and Disorders pela Universidade da Flórida, em Gainsville (1995) com a tese “A normative study of acquisition of consonant sounds in Portuguese”. Quanto à sua experiência académica, foi supervisora clínica da PUC-SP, da Universidade da Flórida e no Neurogenics Ithaca College em Nova Iorque. Foi Professora Convidada em várias universidades do Brasil e dos EUA sobre temas como a avaliação e tratamento da paralisia facial e disfagia no doente agudo. Iniciou a sua experiência clínica no Brasil em prática privada e mais tarde foi para os EUA, onde atualmente trabalha – AdventHealth Medical Group. É detentora de muitos prémios, autora e revisora de artigos e livros científicos. Foi presidente da FLASHA de 2012 a 2014.
» Joana Frutuoso
É licenciada em Terapia da Fala pela Universidade Fernando Pessoa (2007), pós-graduada em Ciências da Voz pelo ISAVE (2009) e Mestre em Terapia da Fala pela ESS-IPP (2021) com a tese “Avaliação complementar da voz através de medidas acústicas de longo termo em vozes disfónicas”. É certificada em Coaching de Comunicação e Voz desde 2021 em High Performance Vocal Coaching.
Em Portugal, trabalhou no serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pedro Hispano entre 2007 até 2022. Fez prática privada até 2017. É Professora Assistente Convidada nas disciplinas de Técnica Vocal e Terapia Vocal no Curso de Licenciatura em Terapia da Fala Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto.
» Christina Praça Brasil
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1995), especialista em Linguagem pela Universidade de Fortaleza (1999), especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ FIOCRUZ (2006), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (2004), doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva associação ampla entre a Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Federal do Ceará/ Universidade de Fortaleza. Pós-Doutora em Tecnologias e Serviços de Saúde pelo CINTESIS – Center for Health Technology and Services, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal. Ocupou o cargo de cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade de Fortaleza pelo período de março/2009 a julho/2021. Atualmente é Diretora da Pós-Graduação e professora adjunta nível 6 do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza no qual pertence à linha de pesquisa Políticas e Práticas na Promoção da Saúde. Mantém um grupo de estudos e orienta trabalhos de pós-graduação na área de Comunicação e Inovação na Promoção da Saúde. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Inovação em Tecnologia da Informação, com enfoque no estudo e desenvolvimento de tecnologias para a promoção da saúde. Desenvolve, ainda, pesquisas envolvendo tecnologias, diagnóstico participativo e desenvolvimento social para a promoção da saúde. Além da Saúde Coletiva, tem vasta experiência na área fonoaudiológica, com ênfase na saúde vocal e reabilitação fonoaudiológica de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e disfagia.
FICHA DE INSCRIÇÃO