Programa para a prevenção do cancro gástrico “𝗣𝗢𝗛𝗽”

Arrancou nos Açores o Programa para a prevenção do cancro gástrico “𝗣𝗢𝗛𝗽”. O Rastreio Oportunista de 𝘏𝘦𝘭𝘪𝘤𝘰𝘣𝘢𝘤𝘵𝘦𝘳 𝘱𝘺𝘭𝘰𝘳𝘪 estará disponível nas farmácias comunitárias aderentes na Ilha Terceira para os residentes – pessoas saudáveis, com mais de 18 anos, e que estejam inscritas nos centros de saúde da região. A identificação precoce e o respetivo tratamento de pessoas infetadas poderão contribuir para a prevenção do cancro gástrico. Este programa piloto tem como objetivo contribuir para a prevenção do cancro gástrico através da identificação precoce e respetivo tratamento com antibiótico de pessoas infetadas por 𝘏𝘦𝘭𝘪𝘤𝘰𝘣𝘢𝘤𝘵𝘦𝘳 na ilha Terceira, na medida em que essa bactéria é comprovadamente um grande fator de risco para o cancro gástrico, um cancro com uma incidência elevada na região. A iniciativa resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Prevenção (do qual a docente Ana Sousa é coordenadora) enquadrado no 𝗡𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗖𝗮𝗻𝗰𝗲𝗿 𝗛𝗨𝗕, criado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em linha com o Plano Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030.
O grupo integra diversos profissionais de saúde, investigadores e associações de doentes em representação de instituições como a Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, o IPO de Coimbra, o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto), o Centro Oncológico dos Açores (COA), a ANF – Associação Nacional das Farmácias, a Associação de Farmácias de Portugal, o Ipatimup, a Europacolon Portugal, entre outras.
Localmente, o projeto é coordenado pelo COA, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Parabéns à Prof. Doutora Ana Sousa por fazer parte desta iniciativa!

 

PARTILHAR