Sobre o curso
Uma formação de excelência para profissionais de saúde que ambicionam liderar com impacto.
A Pós-Graduação em Gestão Avançada de Unidades de Saúde é uma oportunidade única para profissionais do setor aprofundarem as suas competências de gestão e adquirirem conhecimentos especializados, fundamentais para enfrentar os atuais e futuros desafios do sistema de saúde, em Portugal e a nível global.
Este programa foi desenhado para capacitar os profissionais com uma visão estratégica e integrada da gestão em saúde, promovendo o desenvolvimento de competências em liderança, planeamento, gestão financeira, gestão de recursos humanos e tomada de decisão baseada em evidência.
Ao concluir esta formação, os participantes estarão preparados para assumir funções de liderança e contribuir ativamente para a qualidade, eficiência e sustentabilidade das unidades de saúde, promovendo uma resposta mais eficaz às necessidades das populações.
30 ECTS • 1 semestre
Início: OUT. 2025
Horário por b-learning (presencial e on-line):
Quinta-feira: 17:00-21:00
Sexta-feira: 17:00-21:00
Sábado: 09:00-13:00 e
14:00-18:00* (*pontualmente)
O curso tem 30 vagas, estando a sua realização condicionada à inscrição de um número mínimo de 10 participantes.
Apresentação
O setor da saúde em Portugal enfrenta desafios cada vez mais complexos, impulsionados por fatores como o envelhecimento da população, o aumento da prevalência de doenças crónicas, a pressão sobre os recursos financeiros e a exigência crescente por cuidados de saúde eficazes e de elevada qualidade. Neste contexto, torna-se imprescindível uma gestão avançada e eficiente das unidades de saúde, capaz de responder às exigências atuais e futuras do sistema.
A Pós-Graduação em Gestão Avançada de Unidades de Saúde surge como uma resposta formativa a estas necessidades, oferecendo aos profissionais da área da saúde uma oportunidade para reforçar as suas competências de gestão, desenvolver uma visão estratégica e adquirir conhecimentos especializados que lhes permitam liderar e transformar as organizações de saúde.
Objetivos gerais
Desenvolver competências avançadas em gestão, capacitando os profissionais de saúde para liderar de forma eficaz unidades de saúde, através do reforço de habilidades em liderança, estratégia, gestão financeira, recursos humanos e tomada de decisão baseada em evidência.
Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre o sistema Português de saúde, incluindo políticas públicas, modelos de financiamento, tendências emergentes e desafios do setor, promovendo a aplicação de boas práticas adaptadas à realidade nacional e internacional.
Objetivos específicos
Otimizar a eficiência operacional das unidades de saúde, através da aplicação de técnicas de gestão que permitam identificar constrangimentos, implementar processos de melhoria contínua, adotar soluções tecnológicas inovadoras e fomentar uma cultura organizacional focada na eficiência e na qualidade.
Aperfeiçoar competências em gestão estratégica e tomada de decisão informada, capacitando os profissionais para analisar o ambiente interno e externo das organizações, definir objetivos estratégicos alinhados com a missão institucional e tomar decisões sustentadas em dados e evidência científica.
Formar profissionais aptos a assumir funções de liderança, preparados para enfrentar a complexidade e a constante evolução do setor da saúde, contribuindo ativamente para a melhoria contínua e sustentabilidade das unidades onde atuam.
Metodologia de avaliação
A avaliação nas diferentes unidades curriculares será realizada com recurso a métodos diversificados, adaptados ao perfil das aulas:
- Aulas teóricas: aplicação de uma abordagem multi-métodos, centrada na integração de conhecimentos e no pensamento crítico.
- Aulas teórico-práticas e seminários: utilização de metodologias ativas e interativas, com foco na resolução de problemas reais, na partilha de experiências e na construção colaborativa de soluções.
- Os estudantes desenvolverão revisões de literatura orientadas para problemas práticos, refletindo sobre temas relevantes da gestão e supervisão clínica.
- O modelo pedagógico será centrado no estudante, promovendo a sua participação ativa e a valorização da experiência profissional como recurso de aprendizagem.
- As aulas à distância serão apoiadas por uma plataforma de e-learning (LMS – Learning Management System), garantindo flexibilidade e acompanhamento contínuo.
Avaliação de conhecimentos
A avaliação pedagógica é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento), constando de um ou dois momentos de avaliação em cada UC. A avaliação final resulta da média ponderada por cada UC de acordo com o número de European Credit Transfer and Acumulation System (ECTS) que possui. A classificação do curso é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Distinção. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Reprovado (de 0 a 9 valores), Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e Aprovado com Distinção (20 valores).
Corpo Docente
Coordenação
- Professor Coordenador na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
Investigador Doutorado Integrado no CINTESIS; - Coordenador do Curso de Licenciatura em Enfermagem de ESS-FP (2016-2021 e 2023-presente);
- Enfermeiro Diretor do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (2017-2019);
- Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (2012-2015);
- Mestre e Doutor em Ciências de Enfermagem.
Docentes
Licenciado em Línguas e Culturas Estrangeiras, Mestre em Ensino de Inglês e Espanhol, Pós-Graduação em Recursos Humanos, MBA em Gestão e Administração de Serviços de Saúde, doutorando em Ciências da Administração.
Elemento do GASIDE (Grupo de Assessoria aos Sistemas de Informação em Enfermagem – CHUC)
Enfermeira Especialista no Serviço de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos do CHUC
Enfermeira Coordenadora da ULDM Farol (Caritas Coimbra).
Consultora Sénior em Liderança e Coaching de Equipas por Gestão de Valores no Serviço Nacional de Saúde.
Especialista em TeamBuilding; Membro da Society of Neuro-Linguistic Programming™; Conselheira de Gestores de Topo e Gestores Intermédios no Setor da Saúde.
Analista Comportamental certificada pelo International DISC Institute; Ex-Assessora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João.
- Professora Adjunta – Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
- Curso de Administração de Serviços de Enfermagem;
- Pós-Graduação – Master em Gestão de Serviços de Saúde;
- Pós-Graduação em Perda e Luto;
- Mestre e Doutora em Ciências de Enfermagem;
- Enfermeira Diretora da Maternidade Júlio Dinis (1998- 2007);
- Enfermeira Vogal do Conselho Diretivo da Administração de Saúde do Norte I.P. (2009-2011);
- Enfermeira Diretora do Centro Hospitalar Universitário de S. João (2016-2022);
- Vogal do Conselho de Gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I. P (2023-2024).
Licenciada em Direito; Curso Alta Direção para Administração Pública.
ex-Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
- Professora Adjunta – Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
- Doutora em Biotecnologia e Saúde, especialidade de Epidemiologia e Saúde Pública;
- Mestre em Ciências de Enfermagem;
- Especialização em Enfermagem de Reabilitação;
- Pós-Graduada em Administração dos Serviços de Enfermagem.
Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa.
Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico – Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Membro do Conselho Científico – Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Membro do Conselho Executivo – Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa.
Membro da Coordenação do Mestrado em Inteligência Competitiva – Universidade Fernando Pessoa.
Enfermeiro Gestor no Centro Hospitalar Universitário de Santo António.
Mestre em Medicina de Catástrofe.
Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.
Qualificação de Auditores Internos da Qualidade ISO 9001:2015.
Mestre em Engenharia e Gestão Ambiental.
Licenciado em Ciências da Educação.
Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa.
Coordenadora do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Empresariais da UFP.
Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa.
Coordenadora da Unidade de Conduta Responsável em investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, i3S-UP (2019-presente).
Doutora em Ética; Mestre em Estudos Anglo-Americanos;
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas.
- Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
- Doutora em Enfermagem
- Pós-Graduada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
- Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica emitida pela ordem dos enfermeiros
Candidaturas
Candidaturas (online no inforestudante.ufp.pt): 2 JUN a 26 SET 2025
Resultados: Disponibilizados na plataforma InforEstudante
Matrícula (online no inforestudante.ufp.pt): Até 10 dias úteis após a colocação.
Início do ano letivo: OUT 2025
Os candidatos são colocados por ordem de inscrição até ao preenchimento de todas as vagas, desde que cumpridas todas as condições de acesso e ingresso.
Critérios de admissão
Para seleção e seriação dos candidatos serão aplicados os seguintes critérios:
- Formação académica (FA): É desejável que os candidatos possuam uma formação académica na área da saúde, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, entre outros. Isso garante uma base sólida de conhecimentos e experiência prática no setor de saúde. Pontuação: 1 ponto por cada ano completo de formação académica com o limite de 30 pontos.
- Experiência profissional (EP): A experiência profissional em UC de saúde é um critério importante, pois os candidatos devem ter um entendimento prático do funcionamento das organizações de saúde. É desejável que os candidatos tenham experiência em posições de liderança, coordenação ou supervisão, onde tenham sido expostos a desafios e responsabilidades de gestão. Pontuação: 1 ponto por cada ano completo de experiência profissionais em unidades de saúde com o limite de 30 pontos.
- Interesse e motivação (IM): Os candidatos devem demonstrar interesse e motivação pela área de gestão em saúde. Isso será avaliado por meio de uma carta de motivação, onde os candidatos descrevem suas razões para ingressar na pós-graduação e como esperam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas carreiras. Pontuação: Classificação da carta de motivação com o limite de 30 pontos.
- Competências complementares (CC): Além dos critérios mencionados, outras competências complementares, como habilidades de comunicação (comprovada pela frequência de cursos ou palestras ministradas), capacidade de trabalho em equipe (comprovada pela liderança formal de equipas), habilidades de resolução de problemas (comprovada pela apresentação de trabalhos na área) e conhecimento de idiomas (por exemplo, conhecimento de inglês), entre outros, são essenciais. Pontuação: 1 ponto por cada competência complementar comprovada com o limite de 10 pontos.
Método de seriação
Para a seriação dos candidatos será aplicada a seguinte fórmula: FA + EP + IM + CC = nota final
Para efeitos de desempate, serão aplicados os seguintes critérios sequencialmente:
- Média final do curso de graduação: O candidato com uma média mais alta teria prioridade na classificação.
- Experiência profissional relevante: Os candidatos com maior tempo de experiência ou que tenham ocupado cargos de maior responsabilidade na área de saúde podem receber prioridade.
- Publicações e trabalhos académicos: Caso os candidatos tenham trabalhos académicos publicados ou participado de projetos de pesquisa relevantes para a área da gestão em saúde, esses elementos serão ser utilizados como critérios de desempate, destacando o envolvimento em atividades académicas.
- Prova específica: A realização de uma prova específica será utilizada como critério de desempate. Nesse caso, os candidatos terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades, conhecimentos e capacidades diretamente perante um júri avaliador.
Taxas escolares 2025/26
Pós-graduação em Gestão Avançada de Unidades de Saúde
Frequência da totalidade dos Módulos da PG:
Taxa de Candidatura: 70€
Taxa de Matrícula: 120€
Propina 30 ECTS: 1500€
Frequência de Módulos individuais da PG – Microcredenciais:
Taxa de Matrícula por ECTS: 4€
Taxa de Propina por ECTS: 50€
* Não dispensa a consulta do documento de Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP/ESS-FP, disponível na área de Regulamentos.
Outras informações
Gabinete de Ingresso
Fundação Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 • 4249-004 Porto
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt