PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO
AUTISMO E COMUNICAÇÃO
AUMENTATIVA E ALTERNATIVA
Sobre o curso
Duração:
60 ECTS • 10 meses
Início: FEV. 2025
Horário:
Quarta-feira: 17:00-21:00
Sábados: 09:00-13:00
(pontualmente os seminários poderão decorrer num outro horário)
Vagas:
O curso tem um máximo de 20 vagas, estando a sua abertura sujeita a um número mínimo de 10 candidatos.
Destinatários: A pós-graduação destina-se a profissionais de saúde e da educação que intervêm com pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo, entre eles Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Psicólogos, Educadores de infância, Professores, Profissionais de Intervenção Precoce.
Coordenação:
Prof. Doutora Fátima Maia e Mestre Vânia Peixoto
coordenacao.pg.pea@ufp.edu.pt
Apresentação
A Perturbação do Espetro do Autismo trata-se de uma perturbação do neurodesenvolvimento, cuja prevalência tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, e que acarreta repercussões significativas na funcionalidade e participação na sociedade da pessoa. Uma das principais dificuldades prende-se com o desenvolvimento de uma comunicação funcional e efetiva que, quando não acontece, influencia muito negativamente o prognóstico e tem grandes implicações no sucesso académico, funcionamento social e futuro profissional.
Atualmente considera-se que o recurso à comunicação aumentativa e alternativa é fundamental para potenciar o sucesso na intervenção com esta população.
Este curso de Pós-Graduação da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa permite ao formando aprofundar e praticar conhecimentos específicos nesta área, possibilitando o desenvolvimento de competências que favoreçam um apoio eficaz e com qualidade a esta população e respetivas famílias, de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidência.
Objetivos
– Aprofundar conhecimentos específicos na área da perturbação do espectro do autismo (PEA) e comunicação aumentativa e alternativa (CAA), de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidencia para esta população
– Dominar competências de especialização que favoreçam um apoio eficaz e com qualidade, no acompanhamento profissional, à pessoa com PEA e sua família, ao longo do ciclo de vida
– Desenvolver o pensamento crítico, reflexivo, integrado e interdisciplinar, no processo de acompanhamento a esta população, nos diversos contextos, conjugando a prática baseada na evidência e o conhecimento adquirido através da experiência
– Adquirir competências facilitadoras de maior autonomia de uma aprendizagem ao longo da vida
Metodologia Pedagógica
A modalidade de ensino deste programa de pós-graduação será por b-learning (Blended Learning), combinando componentes de formação à distância (e-learning) e elementos da formação presencial.
Deste modo, contaremos com momentos de discussão por videoconferência, aulas transmitidas à distância, tutorias individuais presenciais ou por videoconferência. Os materiais didáticos são disponibilizados por elearning.
Esta modalidade de ensino, entre outras vantagens, permite uma maior flexibilidade no processo ensino-aprendizagem, permitindo a cada formando gerir alguns momentos relacionados com a sua formação de acordo com o que mais se adapta à sua realidade. Possibilita também ter um acompanhamento individualizado, de acordo com as suas necessidades e os desafios que se lhe coloquem, através de tutorias individuais.
Avaliação de conhecimentos
A avaliação pedagógica é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento), constando de um ou dois momentos de avaliação em cada UC. A avaliação final resulta da média ponderada por cada UC de acordo com o número de European Credit Transfer and Acumulation System (ECTS) que possui. A classificação do curso é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Distinção. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Reprovado (de 0 a 9 valores), Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e Aprovado com Distinção (20 valores).
Plano de estudos
Plano de estudos anual
Disciplinas |
ECTS |
Perturbação do Espetro do Autismo e Neurodiversidade |
3 |
Avaliação de rastreio e diagnóstico |
6 |
Comunicação aumentativa e alternativa aplicada a diferentes condições |
6 |
Perfil comunicativo-linguístico e sensorial |
9 |
Intervenção ao nível da comunicação e da integração sensorial |
6 |
Programas de intervenção e terapias complementares |
9 |
Comunicação Aumentativa e Alternativa aplicada à Perturbação do Espectro do Autismo |
6 |
Práticas Colaborativas em contexto inclusivo |
3 |
Percursos de vida e autonomia |
3 |
Discussão de casos com recurso à prática baseada na evidência |
9 |
ECTS TOTAIS PARA A PG |
60 |
Plano de estudos modular
Módulos | ECTS |
Perturbação do Espetro do Autismo e Neurodiversidade | 3 |
Avaliação de rastreio e diagnóstico | 6 |
Comunicação aumentativa e alternativa aplicada a diferentes condições | 6 |
Comunicação Aumentativa e Alternativa aplicada à Perturbação do Espectro do Autismo | 6 |
Práticas Colaborativas em contexto inclusivo + Percursos de vida e autonomia | 6 |
Corpo Docente
Coordenação
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, pela
Universidade Fernando Pessoa - Doutoranda em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho
- Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
- Participou (como formadora e/ou organizadora) em diversas formações na
área da PEA - Autora de diversos capítulos de livros (nacionais e internacionais) na área da
PEA - Experiência em contexto de intervenção precoce com crianças com
Perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Espectro do Autismo,
e suas famílias - Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
com Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente SCERTS, IMPACT,
DIR-Floortime 101 e 201, TPBA-TPBI, entre outros.
- Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-FP;
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, apresentado
à Universidade Fernando Pessoa - Doutora em Estudos da Criança – área de especialização em Educação
Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho - Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica pelo Colégio Universitário de Altos
Estudos (UCAE); em Educação Especial – Área de especialização Intervenção
Precoce, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidadec do Minho; em
Tratamento do Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath certificado pela
European Bobath Tutors Association; - Coordenadora do Departamento Científico de Linguagem na Criança, da
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala - Atuação junto de famílias de crianças e jovens com perturbações do
neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA - Vasta experiência em contexto clínico e em contextos naturais, com crianças,
famílias e agentes educativos, no âmbito de equipas de reabilitação e equipas
de Intervenção Precoce na Infância - Formações certificadas no âmbito da intervenção com pessoas com
Perturbação do Espetro do Autismo
Docentes (em atualização)
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, segundo o
Decreto-Lei n.º 206/2009 de 31 de agosto, apresentado ao Instituto Politécnico
de Leiria - Mestre em Ciências da Fala e da Audição, pela Escola Superior de Saúde da
Universidade de Aveiro - Pós-graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral Facial pela Escola
Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e EPAP-Ensino Profissional
Avançado e Pós-Graduado; em Tratamento do Neurodesenvolvimento –
Conceito Bobath certificado pela European Bobath Tutors Association; em
Perturbações dos Sons da Fala pela Universidade do Algarve - Professor Adjunto Convidado do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal - Atuação junto de famílias de crianças e jovens com perturbações do
neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA - Experiência em contexto clínico privado e em contextos naturais, com crianças,
famílias e agentes educativos - Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
com PEA (ADI-R; ADOS-2; ImPACT; PECS níveis 1 e 2; DIR/Floortime 101 e
201; Introduction to Pivotal Response Treatment ; PROMPT; Oral Placement
Therapy – Advance Training níveis 1 e 2)
- Professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
- Coordenadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Inclusiva
- Coordenadora da Pós-graduação em Educação Especial nos domínios cognitivo e motor e intervenção precoce na infância
- Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Administração Escolar e Administração Educacional (100% On-line)
- Licenciada em Educação Especial pela ESE de Lisboa
- Especializada em Educação Especial pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira – Lisboa
- Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário -Psicologia, Biociências e Educação. Lisboa
- Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura – Espanha
- Atuação na área da inclusão escolar e profissional
- Vasta experiência em contexto escolar e em contextos naturais com crianças, jovens, famílias, professores e outros agentes educativos.
- Vasta experiência na coordenação de equipas de apoio às escolas e à comunidade.
- Participação em vários projetos nacionais e internacionais
- Várias publicações na aérea de intervenção
- Formadora certificada para a formação contínua e especializada de professores.
- Terapeuta da Fala e Diretor Técnico de Serviços de Inclusão e Reabilitação na
ARCIL; - Professor convidado do curso de Licenciatura emTerapia da Fala na Universidade de
Aveiro; - Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra;
- Mestre em Necessidades Complexas de Comunicação pela Universidade de
Groningen; - Especializado em livros e literatura infantil e juvenil pela Universidade Autónoma da
Barcelona; - Título de Especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde – Terapia da Fala pela
Universidade de Aveiro; - Doutorando em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências na Universidade
Católica Portuguesa; - Co-autor de publicações científicas: e.g., Quality Standard for Rehabilitation of Young
Deaf Children Receiving Cochlear Implants (2023) e A new intervention to prevent
social isolation in people with complex communication needs (2024); - Co-autor de publicações de natureza profissional: e.g., Guião Comunicação
3P (2024), Terapia Articulatória – Orientações Práticas para Terapeutas da
Fala (2024), Programa ToP: Tempo Partilhado (2021); - Gestor e especialista em diversos projetos transacionais na área da Inclusão,
Reabilitação e Qualidade de Vida de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade:
e.g., Projeto VIRTUS (2024), Projeto Green Enough (2024), Projeto
SMARTS (2023), projeto SMILE (2022) - Formador e consultor na área das Necessidades Complexas de Comunicação,
Perturbações dos Sons da Fala, Literacia Emergente e Educação Inclusiva.
- Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX)
- Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA- Instituto Universitário)
- Licenciada e Especializada em Educação Especial, pela Escola Superior de Educação do Porto
- Curso de Formação de Dinamizadores de Projetos e Espaços da Atividade Lúdica- Instituto de Apoio à Criança – IAC
- Certificado de Formador atribuído pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores (nº CCPFC/RFO – 03086/97) na área da Educação Especial
- Membro da equipa de coordenação e docente de cursos de Pós graduação e formação Especializada em Educação Especial certificados pelo CCPFC – Braga (domínios : Cognitivo e Motor e Intervenção Precoce na Infância), na Universidade Fernando Pessoa
- Membro da equipa de coordenação e docente do Cursos de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Inclusiva, na Universidade Fernando Pessoa
- Docente do Curso de Formação de Professores da Higher Ed Partners! Universidade Fernando Pessoa. Na Unidade curricular / Modelos e práticas de ensino em contexto de escola
- Vasta experiência em contexto escolar e em contextos naturais, com crianças, famílias e agentes educativos, no âmbito da Educação Inclusiva
- Autora de diversos capítulos de livros (nacionais e internacionais) na área da Educação Inclusiva.
- Mestre em Terapia da Fala na área de Patologia da Linguagem pela
Universidade Católica Portuguesa. - Professora adjunta na Escola Superior de Saúde de Alcoitão a tempo integral.
- Consultora para a área das Necessidades Complexas de Comunicação (NCC),
trabalhando em colaboração com diferentes estruturas de ensino e
reabilitação. - Atividade de docência de Pós-graduações, licenciaturas e mestrados em
diferentes estruturas do ensino superior na área das necessidades complexas
de comunicação. - Colaboradora em Projetos nacionais e internacionais no âmbito das tecnologias
de apoio e NCC. - Certificada pela Concelho Científico-Pedagógico de Formação Contínua para as
áreas de Educação Especial e Tecnologias educativas. - Coordenadora do departamento de Comunicação Aumentativa da Sociedade
Portuguesa de Terapia da Fala. - Experiência de intervenção na área das Necessidades Complexas de
Comunicação com crianças com perturbações do neuro desenvolvimento e
com adultos com condições neurológicas que envolvam perturbações
linguísticas e cognitivo-comunicativas.
- Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
- Licenciado em Terapêutica da Fala pela Universidade Fernando Pessoa
- Doutor em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem pela Universidade
Fernando Pessoa - Certificado em Intervenções Assistidas por Animais com o cão Rio VII pela
Associação Ânimas - Ex-cavaleiro de saltos de obstáculos
- Ex-juíz N3 de saltos de obstáculos pela Federação Equestre Portuguesa
- Formação L1 e L2 da American Hippotherapy Association
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, pela
Universidade Fernando Pessoa - Doutora em Perturbações da Linguagem, pela Universidade Fernando Pessoa
- Professor Adjunto do 1º ciclo de estudos em Terapia da Fala da Escola Superior
de Saúde Fernando Pessoa - Experiência em contexto aquático e em contextos naturais de crianças e
jovens com Perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Espectro
do Autismo - Experiência em contexto clínico privado e em contextos naturais, com
crianças, famílias e agentes educativos - Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
com Perturbação do Espectro do Autismo
- Psicóloga, Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação Especial pela Universidade do Minho.
- Professora auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
- Coordenadora da Consulta de Crianças, Adolescentes e Famílias na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
- Investigação e publicações nas áreas da psicopatologia do desenvolvimento, da parentalidade e da educação inclusiva; investigadora responsável pelo projeto “Os Nós e os Laços: Fatores de risco parental na manifestação de problemas de internalização e externalização em crianças e adolescentes” na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
- Formação certificada no programa de Mindfulness Still Quiet Place (A. Saltzman) para prevenção e promoção de competências socioemocionais, gestão do stress e resiliência na infância e adolescência
- Formação certificada em Coaching e Parentalidade Consciente para Profissionais de Saúde e Educação
- Experiência em consulta psicológica e prática clínica com bebés, crianças e adolescentes e suas famílias, nas problemáticas do neurodesenvolvimento, emocionais e do comportamento, com enfoque em abordagens baseadas no Mindfulness; formação, supervisão e consultadoria junto de outros profissionais
- Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialidade em Psicologia da Educação.
Candidaturas
3ª FASE (vagas sobrantes)
Candidaturas (online): 8 OUT. a 31 DEZ. de 2024
Disponibilização das listas de seriação: 8 JAN. 2025
Reclamações: 9-10 JAN. 2025
Matrícula (online): 20-24 JAN. 2025
Início do ano letivo: FEV. 2025
Taxas escolares 2024/25
Pós-graduação em Perturbação do Espectro do Autismo e Comunicação Aumentativa e Alternativa
Frequência da totalidade dos Módulos da PG:
Taxa de Candidatura: 70€
Taxa de Matrícula: 120€
Propina 60 ECTS: 2000€
Frequência de Módulos individuais da PG:
Taxa de Matrícula por Módulo por ECTS: 4€
Taxa de Propina por Módulo por ECTS: 50€
* Não dispensa a consulta do documento de Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP/ESS-FP, disponível na área de Regulamentos.
Outras informações
Gabinete de Ingresso
Fundação Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 • 4249-004 Porto
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt