SOBRE O CURSO
A pós-graduação Perturbação do Espetro do Autismo permite dotar o profissional de conhecimentos específicos na área da perturbação do espectro do autismo (PEA) de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidencia para esta população. A Perturbação do Espetro do Autismo, trata-se de uma perturbação do neurodesenvolvimento, cuja prevalência tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, e que acarreta repercussões significativas na funcionalidade e participação na sociedade da pessoa. Uma das principais dificuldades prende-se com o desenvolvimento de uma comunicação funcional e efetiva que, quando não acontece, influencia muito negativamente o prognóstico e tem grandes implicações no sucesso académico, funcionamento social e futuro profissional.
Duração:
60 ECTS • 10 meses
Início: OUT. 2025
Horário por b-learning:
Quarta-feira: 18:00-22:00
Sábados: 09:00-13:00
(pontualmente os seminários poderão decorrer num outro horário)
Vagas:
O curso tem um máximo de 25 vagas, estando condicionada a sua abertura a um número mínimo de 10 candidatos.
Destinatários:
A pós-graduação destina-se a profissionais de saúde e da educação que intervêm com pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo – Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Educadores de infância, Professores.
Outros interessados (Profissionais como Fisioterapeutas, Psicomotricistas entre outros ou familiares podem inscrever-se em microcredenciais referentes a todas a UC’s com excepção das UC’s “Intervenção” nas suas diferentes quatro opções e na UC de “Discussão de Casos”).
Coordenação:
Prof. Doutora Fátima Maia e Mestre Vânia Peixoto
coordenacao.pg.pea@ufp.edu.pt
Apresentação
A Pós-Graduação da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa permite ao formando aprofundar e praticar conhecimentos específicos nesta área, possibilitando o desenvolvimento de competências que favoreçam um apoio eficaz e com qualidade a esta população e respetivas famílias, de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidência.
Objetivos
– Aprofundar conhecimentos específicos na área da perturbação do espectro do autismo (PEA), de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidencia para esta população;
– Dominar competências de especialização que favoreçam um apoio eficaz e com qualidade, no acompanhamento profissional, à pessoa com PEA e sua família, ao longo do ciclo de vida;
– Desenvolver o pensamento crítico, reflexivo, integrado e interdisciplinar, no processo de acompanhamento a esta população, nos diversos contextos, conjugando a prática baseada na evidência e o conhecimento adquirido através da experiência;
– Adquirir competências facilitadoras de maior autonomia de uma aprendizagem ao longo da vida.
PLANO DE ESTUDOS
Plano de estudos
Unidade Currícular | UC de Opção | ECTS |
Perturbação do Espetro do Autismo e Neurodiversidade | 3 | |
Avaliação (Diagnóstico e Funcional) na PEA | 5 | |
Perfil comunicativo-linguístico e sensorial | 8 | |
Intervenção | Intervenção do Terapeuta da Fala | 9 |
Intervenção do Terapeuta Ocupacional | ||
Intervenção do Educador/Professor | ||
Intervenção do Psicólogo | ||
Modelos de intervenção e terapias complementares na PEA baseados na evidência | 10 | |
Comunicação Aumentativa aplicada à PEA | 5 | |
Práticas Colaborativas em contextos naturais e inclusivos | 3 | |
Percursos de vida e autonomia: Desafios e oportunidades | 5 | |
Ativismo e defesa dos direitos no âmbito da neurodiversidade | 3 | |
Discussão de casos com recurso à prática baseada na evidência | 9 | |
Total | 60 |
Micro certificação
A frequência e aprovação de determinadas UC(s) em simultâneo, dá a possibilidade aos estudantes de obter micro-certificação às mesmas, independentemente da realização completa da pós-graduação. De seguida apresentam-se as micro-certificações possíveis:
Comunicação Aumentativa aplicada à PEA + Ativismo e defesa dos direitos no
âmbito da neurodiversidade
8
Módulos – Microcreditações | ECTS |
Perturbação do Espetro do Autismo e Neurodiversidade + Avaliação (Diagnóstico e Funcional) na PEA | 8 |
Perfil comunicativo-linguístico e sensorial | 8 |
Práticas Colaborativas em contextos naturais e inclusivos + Percursos de vida e autonomia: Desafios e oportunidades | 8 |
Modelos de intervenção e terapias complementares na PEA baseados na evidência | 10 |
Metodologia Pedagógica
A modalidade de ensino deste programa de pós-graduação será por b-learning (Blended Learning), combinando componentes de formação à distância (e-learning) e elementos da formação presencial.
Salienta-se que os elementos de formação presencial terão sempre a opção de assistir também na modalidade e-learning.
Deste modo, serão contemplados momentos de discussão por videoconferência, aulas transmitidas à distância, tutorias individuais presenciais ou por videoconferência. Os materiais didáticos serão disponibilizados por e-learning.
Esta modalidade de ensino, entre outras vantagens, permite uma maior flexibilidade no processo ensino-aprendizagem, permitindo a cada formando gerir alguns momentos relacionados com a sua formação de acordo com o que mais se adapta à sua realidade. Possibilita também ter um acompanhamento individualizado, de acordo com as suas necessidades e os desafios que se lhe coloquem, através de tutorias individuais.
Avaliação de conhecimentos
A avaliação pedagógica é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento), constando de um momento de avaliação em cada UC. A avaliação final resulta da média ponderada por cada UC de acordo com o número de European Credit Transfer and Acumulation System (ECTS) que possui. A classificação do curso é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Distinção. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Reprovado (de 0 a 9 valores), Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e Aprovado com Distinção (20 valores).
CORPO DOCENTE
Coordenação
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, pela
Universidade Fernando Pessoa - Doutoranda em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho
- Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
- Participou (como formadora e/ou organizadora) em diversas formações na
área da PEA - Autora de diversos capítulos de livros (nacionais e internacionais) na área da
PEA - Experiência em contexto de intervenção precoce com crianças com
Perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Espectro do Autismo,
e suas famílias - Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
com Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente SCERTS, IMPACT,
DIR-Floortime 101 e 201, TPBA-TPBI, entre outros.
- Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-FP;
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, apresentado
à Universidade Fernando Pessoa - Doutora em Estudos da Criança – área de especialização em Educação
Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho - Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica pelo Colégio Universitário de Altos
Estudos (UCAE); em Educação Especial – Área de especialização Intervenção
Precoce, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidadec do Minho; em
Tratamento do Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath certificado pela
European Bobath Tutors Association; - Coordenadora do Departamento Científico de Linguagem na Criança, da
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala - Atuação junto de famílias de crianças e jovens com perturbações do
neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA - Vasta experiência em contexto clínico e em contextos naturais, com crianças,
famílias e agentes educativos, no âmbito de equipas de reabilitação e equipas
de Intervenção Precoce na Infância - Formações certificadas no âmbito da intervenção com pessoas com
Perturbação do Espetro do Autismo
Docentes (em atualização)
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, segundo o
Decreto-Lei n.º 206/2009 de 31 de agosto, apresentado ao Instituto Politécnico
de Leiria - Mestre em Ciências da Fala e da Audição, pela Escola Superior de Saúde da
Universidade de Aveiro - Pós-graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral Facial pela Escola
Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e EPAP-Ensino Profissional
Avançado e Pós-Graduado; em Tratamento do Neurodesenvolvimento –
Conceito Bobath certificado pela European Bobath Tutors Association; em
Perturbações dos Sons da Fala pela Universidade do Algarve - Professor Adjunto Convidado do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal - Atuação junto de famílias de crianças e jovens com perturbações do
neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA - Experiência em contexto clínico privado e em contextos naturais, com crianças,
famílias e agentes educativos - Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
com PEA (ADI-R; ADOS-2; ImPACT; PECS níveis 1 e 2; DIR/Floortime 101 e
201; Introduction to Pivotal Response Treatment ; PROMPT; Oral Placement
Therapy – Advance Training níveis 1 e 2)
- Professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
- Coordenadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Inclusiva
- Coordenadora da Pós-graduação em Educação Especial nos domínios cognitivo e motor e intervenção precoce na infância
- Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Administração Escolar e Administração Educacional (100% On-line)
- Licenciada em Educação Especial pela ESE de Lisboa
- Especializada em Educação Especial pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira – Lisboa
- Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário -Psicologia, Biociências e Educação. Lisboa
- Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura – Espanha
- Atuação na área da inclusão escolar e profissional
- Vasta experiência em contexto escolar e em contextos naturais com crianças, jovens, famílias, professores e outros agentes educativos.
- Vasta experiência na coordenação de equipas de apoio às escolas e à comunidade.
- Participação em vários projetos nacionais e internacionais
- Várias publicações na aérea de intervenção
- Formadora certificada para a formação contínua e especializada de professores.
- Terapeuta da Fala e Diretor Técnico de Serviços de Inclusão e Reabilitação na
ARCIL; - Professor convidado do curso de Licenciatura emTerapia da Fala na Universidade de
Aveiro; - Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra;
- Mestre em Necessidades Complexas de Comunicação pela Universidade de
Groningen; - Especializado em livros e literatura infantil e juvenil pela Universidade Autónoma da
Barcelona; - Título de Especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde – Terapia da Fala pela
Universidade de Aveiro; - Doutorando em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências na Universidade
Católica Portuguesa; - Co-autor de publicações científicas: e.g., Quality Standard for Rehabilitation of Young
Deaf Children Receiving Cochlear Implants (2023) e A new intervention to prevent
social isolation in people with complex communication needs (2024); - Co-autor de publicações de natureza profissional: e.g., Guião Comunicação
3P (2024), Terapia Articulatória – Orientações Práticas para Terapeutas da
Fala (2024), Programa ToP: Tempo Partilhado (2021); - Gestor e especialista em diversos projetos transacionais na área da Inclusão,
Reabilitação e Qualidade de Vida de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade:
e.g., Projeto VIRTUS (2024), Projeto Green Enough (2024), Projeto
SMARTS (2023), projeto SMILE (2022) - Formador e consultor na área das Necessidades Complexas de Comunicação,
Perturbações dos Sons da Fala, Literacia Emergente e Educação Inclusiva.
- Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX)
- Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA- Instituto Universitário)
- Licenciada e Especializada em Educação Especial, pela Escola Superior de Educação do Porto
- Curso de Formação de Dinamizadores de Projetos e Espaços da Atividade Lúdica- Instituto de Apoio à Criança – IAC
- Certificado de Formador atribuído pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores (nº CCPFC/RFO – 03086/97) na área da Educação Especial
- Membro da equipa de coordenação e docente de cursos de Pós graduação e formação Especializada em Educação Especial certificados pelo CCPFC – Braga (domínios : Cognitivo e Motor e Intervenção Precoce na Infância), na Universidade Fernando Pessoa
- Membro da equipa de coordenação e docente do Cursos de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Inclusiva, na Universidade Fernando Pessoa
- Docente do Curso de Formação de Professores da Higher Ed Partners! Universidade Fernando Pessoa. Na Unidade curricular / Modelos e práticas de ensino em contexto de escola
- Vasta experiência em contexto escolar e em contextos naturais, com crianças, famílias e agentes educativos, no âmbito da Educação Inclusiva
- Autora de diversos capítulos de livros (nacionais e internacionais) na área da Educação Inclusiva.
- Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
- Licenciado em Terapêutica da Fala pela Universidade Fernando Pessoa
- Doutor em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem pela Universidade
Fernando Pessoa - Certificado em Intervenções Assistidas por Animais com o cão Rio VII pela
Associação Ânimas - Ex-cavaleiro de saltos de obstáculos
- Ex-juíz N3 de saltos de obstáculos pela Federação Equestre Portuguesa
- Formação L1 e L2 da American Hippotherapy Association
- Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
- Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, pela
Universidade Fernando Pessoa - Doutora em Perturbações da Linguagem, pela Universidade Fernando Pessoa
- Professor Adjunto do 1º ciclo de estudos em Terapia da Fala da Escola Superior
de Saúde Fernando Pessoa - Experiência em contexto aquático e em contextos naturais de crianças e
jovens com Perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Espectro
do Autismo - Experiência em contexto clínico privado e em contextos naturais, com
crianças, famílias e agentes educativos - Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
com Perturbação do Espectro do Autismo
- Psicóloga, Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação Especial pela Universidade do Minho.
- Professora auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
- Coordenadora da Consulta de Crianças, Adolescentes e Famílias na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
- Investigação e publicações nas áreas da psicopatologia do desenvolvimento, da parentalidade e da educação inclusiva; investigadora responsável pelo projeto “Os Nós e os Laços: Fatores de risco parental na manifestação de problemas de internalização e externalização em crianças e adolescentes” na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
- Formação certificada no programa de Mindfulness Still Quiet Place (A. Saltzman) para prevenção e promoção de competências socioemocionais, gestão do stress e resiliência na infância e adolescência
- Formação certificada em Coaching e Parentalidade Consciente para Profissionais de Saúde e Educação
- Experiência em consulta psicológica e prática clínica com bebés, crianças e adolescentes e suas famílias, nas problemáticas do neurodesenvolvimento, emocionais e do comportamento, com enfoque em abordagens baseadas no Mindfulness; formação, supervisão e consultadoria junto de outros profissionais
- Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialidade em Psicologia da Educação.
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CANDIDATURAS
Candidaturas (online no inforestudante.ufp.pt):
2 JUN a 26 SET 2025
Resultados: Disponibilizados na plataforma InforEstudante
Matrícula (online no inforestudante.ufp.pt):
Até 10 dias úteis após a colocação.
Início do ano letivo: OUT 2025
Os candidatos são colocados por ordem de inscrição até ao preenchimento de todas as vagas, desde que cumpridas todas as condições de acesso e ingresso.
Candidaturas
Documentação necessária para a candidatura:
- Diploma ou certificado comprovativo do grau académico (Não aplicável a ex-alunos da ESS-FP)
- Certidão de disciplinas ( Não aplicável a ex-alunos da ESS-FP)
- Cartão da Ordem (se existir)
- Curriculum Vitae
- Documento de identificação
Observações:
1. Quando os documentos tenham sido emitidos fora de Portugal, deverão os mesmos ser autenticados com a Apostilha da Convenção de Haia no país de realização do curso ou autenticados pelos serviços oficiais de educação desse país e respetiva autoridade diplomática portuguesa.
2. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos nos termos previstos na lei notarial.
TAXAS ESCOLARES 2025/26
Pós-graduação em Perturbação do Espectro do Autismo
Frequência da totalidade dos Módulos da PG:
Taxa de Candidatura: 70€
Taxa de Matrícula: 120€
Propina 60 ECTS: 1950€
Frequência de Módulos individuais da PG – Microcredenciais:
Taxa de Matrícula por ECTS: 4€
Taxa de Propina por ECTS: 50€
* Não dispensa a consulta do documento de Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP/ESS-FP, disponível na área de Regulamentos.
MAIS INFORMAÇÕES
Gabinete de Ingresso
Fundação Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 • 4249-004 Porto
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt