PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO
AUTISMO E COMUNICAÇÃO
AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

Sobre o curso

Duração:
60 ECTS • 10 meses
Início: FEV. 2025

Horário:
Quarta-feira: 17:00-21:00
Sábados: 09:00-13:00 
(pontualmente os seminários poderão decorrer num outro horário)

Vagas:
O curso tem um máximo de 20 vagas, estando a sua abertura sujeita a um número mínimo de 10 candidatos.

Destinatários: A pós-graduação destina-se a profissionais de saúde e da educação que intervêm com pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo, entre eles Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Psicólogos, Educadores de infância, Professores, Profissionais de Intervenção Precoce.

Coordenação:
Prof. Doutora Fátima Maia e Mestre Vânia Peixoto
coordenacao.pg.pea@ufp.edu.pt

Apresentação

A Perturbação do Espetro do Autismo trata-se de uma perturbação do neurodesenvolvimento, cuja prevalência tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, e que acarreta repercussões significativas na funcionalidade e participação na sociedade da pessoa. Uma das principais dificuldades prende-se com o desenvolvimento de uma comunicação funcional e efetiva que, quando não acontece, influencia muito negativamente o prognóstico e tem grandes implicações no sucesso académico, funcionamento social e futuro profissional.

Atualmente considera-se que o recurso à comunicação aumentativa e alternativa é fundamental para potenciar o sucesso na intervenção com esta população.

Este curso de Pós-Graduação da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa permite ao formando aprofundar e praticar conhecimentos específicos nesta área, possibilitando o desenvolvimento de competências que favoreçam um apoio eficaz e com qualidade a esta população e respetivas famílias, de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidência.


Objetivos

– Aprofundar conhecimentos específicos na área da perturbação do espectro do autismo (PEA) e comunicação aumentativa e alternativa (CAA), de acordo com as orientações internacionais de prática baseada na evidencia para esta população

– Dominar competências de especialização que favoreçam um apoio eficaz e com qualidade, no acompanhamento profissional, à pessoa com PEA e sua família, ao longo do ciclo de vida

– Desenvolver o pensamento crítico, reflexivo, integrado e interdisciplinar, no processo de acompanhamento a esta população, nos diversos contextos, conjugando a prática baseada na evidência e o conhecimento adquirido através da experiência

– Adquirir competências facilitadoras de maior autonomia de uma aprendizagem ao longo da vida

Metodologia Pedagógica

A modalidade de ensino deste programa de pós-graduação será por b-learning (Blended Learning), combinando componentes de formação à distância (e-learning) e elementos da formação presencial.

Deste modo, contaremos com momentos de discussão por videoconferência, aulas transmitidas à distância, tutorias individuais presenciais ou por videoconferência. Os materiais didáticos são disponibilizados por elearning.

Esta modalidade de ensino, entre outras vantagens, permite uma maior flexibilidade no processo ensino-aprendizagem, permitindo a cada formando gerir alguns momentos relacionados com a sua formação de acordo com o que mais se adapta à sua realidade. Possibilita também ter um acompanhamento individualizado, de acordo com as suas necessidades e os desafios que se lhe coloquem, através de tutorias individuais.


Avaliação de conhecimentos

A avaliação pedagógica é contínua e exige assiduidade de, pelo menos, 70% (setenta por cento), constando de um ou dois momentos de avaliação em cada UC. A avaliação final resulta da média ponderada por cada UC de acordo com o número de European Credit Transfer and Acumulation System (ECTS) que possui. A classificação do curso é expressa pelas seguintes menções: Reprovado, Aprovado com Suficiente, Aprovado com Bom, Aprovado com Muito Bom, Aprovado com Distinção. A conversão da classificação qualitativa em quantitativa obedece aos seguintes intervalos numéricos: Reprovado (de 0 a 9 valores), Aprovado com suficiente (de 10 a 13 valores), Aprovado com Bom (de 14 a 16 valores), Aprovado com Muito Bom (de 17 a 19 valores) e Aprovado com Distinção (20 valores).

Plano de estudos

Disciplinas

ECTS

Perturbação do Espetro do Autismo e Neurodiversidade

3

Avaliação de rastreio e diagnóstico

6

Comunicação aumentativa e alternativa aplicada a diferentes condições

6

Perfil comunicativo-linguístico e sensorial

9

Intervenção ao nível da comunicação e da integração sensorial

6

Programas de intervenção e terapias complementares

9

Comunicação Aumentativa e Alternativa aplicada à Perturbação do Espectro do Autismo

6

Práticas Colaborativas em contexto inclusivo

3

Percursos de vida e autonomia

3

Discussão de casos com recurso à prática baseada na evidência

9

ECTS TOTAIS PARA A PG

60

Módulos

ECTS

Perturbação do Espetro do Autismo e Neurodiversidade

3

Avaliação de rastreio e diagnóstico

6

Comunicação aumentativa e alternativa aplicada a diferentes condições

6

Comunicação Aumentativa e Alternativa aplicada à Perturbação do Espectro do Autismo

6

Práticas Colaborativas em contexto inclusivo + Percursos de vida e autonomia

6

Corpo Docente

Coordenação
  • Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
  • Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, pela
    Universidade Fernando Pessoa
  • Doutoranda em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho
  • Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
  • Participou (como formadora e/ou organizadora) em diversas formações na
    área da PEA
  • Autora de diversos capítulos de livros (nacionais e internacionais) na área da
    PEA
  • Experiência em contexto de intervenção precoce com crianças com
    Perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Espectro do Autismo,
    e suas famílias
  • Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
    com Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente SCERTS, IMPACT,
    DIR-Floortime 101 e 201, TPBA-TPBI, entre outros.
  • Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa;
  • Coordenadora do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-FP;
  • Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto
  • Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, apresentado
    à Universidade Fernando Pessoa
  • Doutora em Estudos da Criança – área de especialização em Educação
    Especial, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica pelo Colégio Universitário de Altos
    Estudos (UCAE); em Educação Especial – Área de especialização Intervenção
    Precoce, pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidadec do Minho; em
    Tratamento do Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath certificado pela
    European Bobath Tutors Association;
  • Coordenadora do Departamento Científico de Linguagem na Criança, da
    Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
  • Atuação junto de famílias de crianças e jovens com perturbações do
    neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA
  • Vasta experiência em contexto clínico e em contextos naturais, com crianças,
    famílias e agentes educativos, no âmbito de equipas de reabilitação e equipas
    de Intervenção Precoce na Infância
  • Formações certificadas no âmbito da intervenção com pessoas com
    Perturbação do Espetro do Autismo


Docentes (em atualização)
  • Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão
  • Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, segundo o
    Decreto-Lei n.º 206/2009 de 31 de agosto, apresentado ao Instituto Politécnico
    de Leiria
  • Mestre em Ciências da Fala e da Audição, pela Escola Superior de Saúde da
    Universidade de Aveiro
  • Pós-graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral Facial pela Escola
    Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e EPAP-Ensino Profissional
    Avançado e Pós-Graduado; em Tratamento do Neurodesenvolvimento –
    Conceito Bobath certificado pela European Bobath Tutors Association; em
    Perturbações dos Sons da Fala pela Universidade do Algarve
  • Professor Adjunto Convidado do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da
    Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Atuação junto de famílias de crianças e jovens com perturbações do
    neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA
  • Experiência em contexto clínico privado e em contextos naturais, com crianças,
    famílias e agentes educativos
  • Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
    com PEA (ADI-R; ADOS-2; ImPACT; PECS níveis 1 e 2; DIR/Floortime 101 e
    201; Introduction to Pivotal Response Treatment ; PROMPT; Oral Placement
    Therapy – Advance Training níveis 1 e 2)
  • Professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
  • Coordenadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Inclusiva
  • Coordenadora da Pós-graduação em Educação Especial nos domínios cognitivo e motor e intervenção precoce na infância
  • Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Administração Escolar e Administração Educacional (100% On-line)
  • Licenciada em Educação Especial pela ESE de Lisboa
  • Especializada em Educação Especial pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira – Lisboa
  • Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário -Psicologia, Biociências e Educação.  Lisboa
  • Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura – Espanha
  • Atuação na área da inclusão escolar e profissional
  • Vasta experiência em contexto escolar e em contextos naturais com crianças, jovens, famílias, professores e outros agentes educativos.
  • Vasta experiência na coordenação de equipas de apoio às escolas e à comunidade.
  • Participação em vários projetos nacionais e internacionais
  • Várias publicações na aérea de intervenção
  • Formadora certificada para a formação contínua e especializada de professores.
  • Terapeuta da Fala e Diretor Técnico de Serviços de Inclusão e Reabilitação na
    ARCIL;
  • Professor convidado do curso de Licenciatura emTerapia da Fala na Universidade de
    Aveiro;
  • Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra;
  • Mestre em Necessidades Complexas de Comunicação pela Universidade de
    Groningen;
  • Especializado em livros e literatura infantil e juvenil pela Universidade Autónoma da
    Barcelona;
  • Título de Especialista em Ciências e Tecnologias da Saúde – Terapia da Fala pela
    Universidade de Aveiro;
  • Doutorando em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências na Universidade
    Católica Portuguesa;
  • Co-autor de publicações científicas: e.g.,  Quality Standard for Rehabilitation of Young
    Deaf Children Receiving Cochlear Implants  (2023) e A new intervention to prevent
    social isolation in people with complex communication needs (2024);
  • Co-autor de publicações de natureza profissional: e.g., Guião Comunicação
    3P (2024), Terapia Articulatória – Orientações Práticas para Terapeutas da
    Fala (2024), Programa ToP: Tempo Partilhado (2021);
  • Gestor e especialista em diversos projetos transacionais na área da Inclusão,
    Reabilitação e Qualidade de Vida de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade:
    e.g., Projeto VIRTUS (2024), Projeto Green Enough (2024), Projeto
    SMARTS (2023), projeto SMILE (2022)
  • Formador e consultor na área das Necessidades Complexas de Comunicação,
    Perturbações dos Sons da Fala, Literacia Emergente e Educação Inclusiva.
  • Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX)
  • Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA- Instituto Universitário)
  • Licenciada e Especializada em Educação Especial, pela Escola Superior de Educação do Porto
  • Curso de Formação de Dinamizadores de Projetos e Espaços da Atividade Lúdica- Instituto de Apoio à Criança – IAC
  • Certificado de Formador atribuído pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores (nº CCPFC/RFO – 03086/97) na área da Educação Especial
  • Membro da equipa de coordenação e docente de cursos de Pós graduação e formação Especializada em Educação Especial certificados pelo CCPFC – Braga (domínios : Cognitivo e Motor e Intervenção Precoce na Infância), na Universidade Fernando Pessoa
  • Membro da equipa de coordenação e docente do Cursos de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Inclusiva, na Universidade Fernando Pessoa
  • Docente do Curso de Formação de Professores da Higher Ed Partners! Universidade Fernando Pessoa. Na Unidade curricular / Modelos e práticas de ensino em contexto de escola
  • Vasta experiência em contexto escolar e em contextos naturais, com crianças, famílias e agentes educativos, no âmbito da Educação Inclusiva
  • Autora de diversos capítulos de livros (nacionais e internacionais) na área da Educação Inclusiva.
  • Mestre em Terapia da Fala na área de Patologia da Linguagem pela
    Universidade Católica Portuguesa.
  • Professora adjunta na Escola Superior de Saúde de Alcoitão a tempo integral.
  • Consultora para a área das Necessidades Complexas de Comunicação (NCC),
    trabalhando em colaboração com diferentes estruturas de ensino e
    reabilitação.
  • Atividade de docência de Pós-graduações, licenciaturas e mestrados em
    diferentes estruturas do ensino superior na área das necessidades complexas
    de comunicação.
  • Colaboradora em Projetos nacionais e internacionais no âmbito das tecnologias
    de apoio e NCC.
  • Certificada pela Concelho Científico-Pedagógico de Formação Contínua para as
    áreas de Educação Especial e Tecnologias educativas.
  • Coordenadora do departamento de Comunicação Aumentativa da Sociedade
    Portuguesa de Terapia da Fala.
  • Experiência de intervenção na área das Necessidades Complexas de
    Comunicação com crianças com perturbações do neuro desenvolvimento e
    com adultos com condições neurológicas que envolvam perturbações
    linguísticas e cognitivo-comunicativas.
  • Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
  • Licenciado em Terapêutica da Fala pela Universidade Fernando Pessoa
  • Doutor em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem pela Universidade
    Fernando Pessoa
  • Certificado em Intervenções Assistidas por Animais com o cão Rio VII pela
    Associação Ânimas
  • Ex-cavaleiro de saltos de obstáculos
  • Ex-juíz N3 de saltos de obstáculos pela Federação Equestre Portuguesa
  • Formação L1 e L2 da American Hippotherapy Association
  • Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
  • Especialista na área de Terapia e Reabilitação – Terapia da Fala, pela
    Universidade Fernando Pessoa
  • Doutora em Perturbações da Linguagem, pela Universidade Fernando Pessoa
  • Professor Adjunto do 1º ciclo de estudos em Terapia da Fala da Escola Superior
    de Saúde Fernando Pessoa
  • Experiência em contexto aquático e em contextos naturais de crianças e
    jovens com Perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Espectro
    do Autismo
  • Experiência em contexto clínico privado e em contextos naturais, com
    crianças, famílias e agentes educativos
  • Formações certificadas nas áreas de diagnóstico e intervenção com pessoas
    com Perturbação do Espectro do Autismo
  • Psicóloga, Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação Especial pela Universidade do Minho.
  • Professora auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
  • Coordenadora da Consulta de Crianças, Adolescentes e Famílias na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
  • Investigação e publicações nas áreas da psicopatologia do desenvolvimento, da parentalidade e da educação inclusiva; investigadora responsável pelo projeto “Os Nós e os Laços: Fatores de risco parental na manifestação de problemas de internalização e externalização em crianças e adolescentes” na Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa
  • Formação certificada no programa de Mindfulness Still Quiet Place (A. Saltzman) para prevenção e promoção de competências socioemocionais, gestão do stress e resiliência na infância e adolescência
  • Formação certificada em Coaching e Parentalidade Consciente para Profissionais de Saúde e Educação
  • Experiência em consulta psicológica e prática clínica com bebés, crianças e adolescentes e suas famílias, nas problemáticas do neurodesenvolvimento, emocionais e do comportamento, com enfoque em abordagens baseadas no Mindfulness; formação, supervisão e consultadoria junto de outros profissionais
  • Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialidade em Psicologia da Educação.

Candidaturas

3ª FASE (vagas sobrantes)

Candidaturas (online): 8 OUT. a 31 DEZ. de 2024
Disponibilização das listas de seriação: 8 JAN. 2025
Reclamações: 9-10 JAN. 2025
Matrícula (online): 20-24 JAN. 2025
Início do ano letivo: FEV. 2025



Taxas escolares 2024/25

Pós-graduação em Perturbação do Espectro do Autismo e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Frequência da totalidade dos Módulos da PG:
Taxa de Candidatura: 70€
Taxa de Matrícula: 120€
Propina 60 ECTS: 2000€

Frequência de Módulos individuais da PG:
Taxa de Matrícula por Módulo por ECTS: 4€
Taxa de Propina por Módulo por ECTS: 50€

 
* Não dispensa a consulta do documento de Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP/ESS-FP, disponível na área de Regulamentos.
 

Outras informações

Gabinete de Ingresso
Fundação Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 • 4249-004 Porto
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt