16 ABRIL | 10:00 – 13:00 | Salão Nobre da UFP
As Ciências Biomédicas Laboratoriais convergem da fusão de duas importantes áreas no meio hospitalar em termos de meios complementares de diagnóstico. Pretende-se com este evento, não só comemorar o Dia Internacional de CBL, como dar a conhecer uma perspetiva dos diferentes percursos e vertentes que os profissionais podem seguir, com o intuito de orientar e motivar os alunos e futuros profissionais de saúde.
PROGRAMA
10:00 | Sessão de Abertura
Prof. Doutor Salvato Trigo, Presidente da Fundação Fernando Pessoa
Prof.ª Dra. Clarinda Festas, Diretora da ESS-FP
Prof.ª Doutora Céu Costa, Coordenadora da Licenciatura de CBL da ESS-FP
10:15 | Palestra: “Farmacogenética: Genotipagem DPYD”
Dra. Madalena Cruz, Unidade Local de Saúde Santo António
Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública em 2005 pela UFP/ESS-FP.
Desde 2008 exerce funções no Serviço de Química Clínica no setor de Imunossupressores, Imunoquímica Radioimuno ensaio e mais recentemente na área da Biologia Molecular na implementação da genotipagem da DPYD, na Unidade Local de Saúde Santo António.
10:30 | Palestra: Da Investigação à Direção. Um percurso alternativo?
Dr. Alexandre Salvador, Enzifarma
Licenciado em Anatomia Patológica pela ESTeSP-IPP em 1995.
Pós-graduado em Imunologia e Hematologia Clínica em 1988; foi docente na ESTeSL-IPL de 2000 a 2018 e na ESTeSP-IPP de 2013 a 2016.
10:45 | Palestra: “The right path(ology)
Dra. Mónica Curado, IPATIMUP
Coordenadora Técnica do Laboratório de Anatomia Patológica do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desde 2019. Licenciada em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica em 2014 pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), iniciou as suas funções como Técnica Superior de Anatomia Patológica no IPATIMUP nesse mesmo ano. Posteriormente, especializou-se em macroscopia através da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) no curso de pós-graduação de Macroscopia em Anatomia Patológica em 2019. Atualmente é ainda docente convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto) e da Escola Superior de Saúde de Coimbra (Estesc), tendo ainda um envolvimento associativista ativo como membro da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Técnicos de Anatomia Patológica (APTAP) e como membro da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Ciências Biomédicas Laboratoriais (BioMedLab).
11:30 | Coffee Break
11:45 | Palestra: Genética Humana Laboratorial – Áreas de Intervenção
Dra. Isaltina Silva, Unidade Local de Saúde Santo António
Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública na ESS-IPP e Mestre em Gestão da Qualidade de Laboratórios na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Em 1998, iniciou as suas funções no Laboratório de Citogenética no Instituto de Genética Médica Jacinto de Magalhães (IGMJM). Passando pelo Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia Viana do Castelo, Serviço de Patologia Clínica e Imunohemoterapia do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Laboratório de Citogenética na Genética Médica e Diagnóstico Pré-Natal Professor Doutor Sérgio Castedo, S.A. Desde 2020, exerce funções no Laboratório de Citogenética, Clínica de Genética e Patologia na Unidade Local de Saúde Santo António (ULSSA). Na sua atividade científica participa e apresenta vários posters em congressos na área da Genética Humana e orienta diversos estágios no laboratório de Citogenética bem como orientação de trabalhos académicos.
12:00 | Palestra: Vamos falar sobre Saúde Pública
Dra. Carla Marques, Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge
Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, pela Escola Superior de tecnologias da Saúde do Porto. Iniciou atividade em 1994, na CLA CATERING Linhas Aéreas, Lda. Empresa onde efetuava o Controlo de Qualidade Alimentar, das refeições que abasteciam as aeronaves junto ao Aeroporto Francisco de Sá Carneiro.
Entrou no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em 1999, tendo iniciado no Departamento de Saúde ambiental, na Unidade de Água e Solo.
Em 2012, mudou para a Unidade de Toxicologia Ambiental e Ocupacional no mesmo Departamento (8 anos).
Em 2019 mudou para o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, até à presente data.
12:15 | Palestra: Do estudante a profissional
Edi Soares, UNILABS
Antigo aluno da escola superior de saúde – Fernando Pessoa e atual colaborador no
laboratório central da Unilabs.
12:30 | Sessão de Encerramento
Inscrição gratuita mas de carácter obrigatório.