Sobre o curso

Grau académico
Licenciado

Área Científica
Terapia da Fala

Coordenação
Profª. Doutora Fátima Maia
coordenacao.ltf@ufp.edu.pt








Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):

Estado: Acreditado
Data de publicação da decisão:
08-02-2017
Deliberação da A3ES: ligação
Validade: 31/07/2021
Estado atual: A aguardar resultado do pedido de renovação da acreditação ACEF/2021/0422007 (nos termos do artigo 40.º do Regulamento n.º 392/2013, da A3ES. A caducidade do prazo de vigência não cessa os efeitos da acreditação do ciclo de estudos, por se aplicar o disposto no n.º 2 do artigo 38.º do Regulamento n.º 392/2013, da A3ES.

Apresentação

A Terapia da Fala é uma profissão dinâmica em contínuo desenvolvimento. O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita assim como outras formas de comunicação não-verbal (ASHA); É ainda o responsável pela investigação científica das perturbações da comunicação humana e deglutição (IALP).

O seu âmbito de atuação é alargado, desde recém-nascidos a idosos, e com diferentes populações (ex. Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiência Auditiva, Perturbações de Linguagem, Alterações na leitura e escrita; Afasia, Disfagia, Demências; Alterações na fala, voz e fluência; Comunicação social – competências de comunicação em atores, políticos, cantores, e outros profissionais da voz), tendo por objetivo otimizar a qualidade de vida do indivíduo.


Saídas Profissionais

O modelo pedagógico integra uma grande componente prática, com um ensino centrado na reflexão para a resolução de problemas, habilitando os licenciados para o exercício profissional, de forma independente ou integrado em equipas interdisciplinares em: Hospitais; Centros de Saúde; Clínicas Privadas; Equipas Locais de Intervenção Precoce; Jardins de Infância e Escolas; Lares de idosos; Unidades de Cuidados Continuados Integrados; entre outros. A UFP possibilita também ao aluno a progressão dos seus estudos na área, com o 3º ciclo de estudos em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem.

Plano de estudos

1º Ciclo – Licenciatura
Duração: 8 semestres – 240 ECTS
Plano de Estudos conforme
Despacho nº 4436/2017,
DR 2ª série nº 99,
de 23 de maio

Candidaturas

Regime Geral

Provas de Ingresso: Biologia e Geologia
Pré-requisitos: Grupo A (PDF)
Vagas 2022/23: Brevemente

Outros Regimes

Conheça os diferentes regimes de ingresso disponíveis e as respetivas Condições de Candidatura (ligação).

Taxas escolares

Licenciaturas ESS-FP 2022/23

Consulte o Preçário e respetivos valores adequados ao seu caso: AQUI

 

Outras informações

Bolsas e apoios

O Gabinete de Ação Social Escolar (GASE) tem como principal objetivo permitir que todos os estudantes, independentemente das suas condições económicas, possam frequentar os cursos da UFP. Consulte informação sobre bolsas (ligação).

Mobilidade/Programas de Intercâmbio

Os alunos que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).